Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38956
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dc.contributor.advisorCosta, José Joaquim da-
dc.contributor.advisorReva, Valeria-
dc.contributor.authorNunes, Tiago Emanuel Ferreira-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:04:57Z-
dc.date.available2017-03-28T15:04:57Z-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38956-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractNa presente tese é feito um estudo da inflamabilidade de três espécies diferentes de madeira (Pinus pinaster, Pinus sylvestris e Apuleia leiocarpa), utilizadas na estrutura de edifícios, e de aglomerado de cortiça expandida, utilizada habitualmente nas construções como isolante térmico, acústico e, mais recentemente, como revestimento exterior. Para este efeito foram conduzidos testes experimentais em calorímetro cónico, o que permitiu analisar os seguintes parâmetros: tempo de ignição, tempo de extinção de chama, perda de massa, taxa de perda de massa, taxa de libertação de calor, energia total libertada e a evolução da temperatura. A evolução da temperatura obtida experimentalmente foi, posteriormente, comparada com a evolução da temperatura obtida através de um modelo teórico analítico. Verificou-se que o aglomerado de cortiça expandida representa um risco de inflamabilidade muito maior do que as espécies de madeira estudadas. A espécie com um risco de inflamabilidade menor é a garapa (Apuleia leiocarpa). No entanto, durante a combustão com chama, a espécie que apresentou um comportamento mais favorável foi o pinheiro nórdico (Pinus sylvestris). Foi confirmada uma relação aproximadamente linear entre a densidade das amostras utilizadas e os tempos de ignição obtidos.pt
dc.description.abstractThis thesis is dedicated to the study of the flammability of three species of wood (Pinus pinaster, Pinus sylvestris and Apuleia leiocarpa), used in the structure of buildings, and agglomerate of expanded cork, commonly used in construction as an acoustic and thermal insulator. For this purpose, experimental procedures using the cone calorimeter were conducted, which allowed to obtain the following parameters: time to ignition, flame extinguishing time, mass loss, mass loss rate, heat release rate, total energy released and the evolution of the temperature. The experimentally obtained evolution of the temperature was then compared with the theoretical evolution of the temperature obtained through an analytical model. It was found that the agglomerate of expanded cork presents a much higher flammability risk than the species of wood studied. Apuleia leiocarpa is the species of wood with the lowest flammability risk. However, during the phase of combustion with flame, Pinus Sylvestris was the specie with the most favorable behavior. A linear relation was confirmed between the density of the samples used in the experimental tests and the obtained times to ignition.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectConstrução em madeirapt
dc.subjectCalorímetro Cónicopt
dc.subjectTaxa de libertação de calorpt
dc.subjectTestes de inflamabilidadept
dc.subjectInflamabilidade da madeirapt
dc.subjectInflamabilidade da cortiçapt
dc.subjectWood Constructionpt
dc.subjectCone Calorimeterpt
dc.subjectHeat Release Ratept
dc.subjectFire testspt
dc.subjectwood flammabilitypt
dc.subjectcork flammabilitypt
dc.titleEstudo da inflamabilidade de diversos tipos de madeiras e de cortiça usados na estrutura e na envolvente de edificiospt
dc.title.alternativeStudy of the inflamability of different woods and of cork used inthe structure and envelope of buildingspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2015-09-18*
dc.identifier.tid201664852pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânicapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.researchunitADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7015-6989-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9543-6741-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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