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http://hdl.handle.net/10316/38922
Title: | Análise do desempenho mecânico de componentes obtidos por tecnologia MuCell | Other Titles: | Analysis of the mechanical performance of components obtained by MuCell technology | Authors: | Lima, João Pedro Teixeira | Orientador: | Ferreira, José António Martins Capela, Carlos Alexandre Bento |
Keywords: | MuCell; Moldagem por injeção; Redução de peso; Polímeros; Resistência à tração; Energia absorvida; MuCell; Injection Molding; Weight Reduction; Plymers; Tensile strength; Absorbed energy | Issue Date: | 22-Jul-2014 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | MuCell é uma tecnologia de redução da densidade de polímeros baseada na formação de pequenas células gasosas usando principalmente azoto ou o dióxido de carbono. Este processo é desenvolvido durante a fase de injeção do polímero. As reduções de peso típicas são de 8% a 12%, mas a redução de peso global pode atingir os 25% combinando de redução da densidade e mudanças de design. As melhorias de qualidade são normalmente maiores do que 50-75%, se forem considerados parâmetros como o nivelamento e o empenamento.
O processo MuCell é uma tecnologia de processamento de moldagem por injeção permitindo obter: componentes mais leves, reduzir os custos de produção devido ao menor uso de material, tempos de processo mais curtos, componentes dimensionalmente mais uniformes, empenamento reduzido. Atualmente este processo já é utilizado no fabrico de inúmeros componentes na indústria automóvel.
Apesar da resistência à tração dos materiais diminuir com o aumento de gás utilizado no processo de fabrico, a capacidade de absorção de energia aumenta. Esta tecnologia permite ainda aumentar a temperatura de transição vítrea do ABS em 10ºC. MuCell is a technology for reducing density of polymers based on the formation of small gas cells using principally nitrogen or carbon dioxide. This process is developed during the injection phase of the polymer. The typical weight reductions are 8% to 12%, but the overall weight reduction can reach 25% considering jointly reducing the density and design changes. The MuCell providing: lighter components, reducing production costs due to reduced material usage, shorter process times, more dimensionally uniform components, reduced warpage. Currently this process is already used in the manufacture of numerous components in the automotive industry. Although the tensile strength of the materials decreases with the increase of the amount of gas used in the manufacturing process, the energy absorption capacity increases. This technology also allows to increase the glass transition temperature of ABS by 10 ° C. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | http://hdl.handle.net/10316/38922 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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