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https://hdl.handle.net/10316/38865
Título: | Análise e otimização da taxa de ocupação de equipamentos numa linha de produção de segmentos para motores automóveis | Outros títulos: | Analysis and optimization of the occupancy rate of equipment in an automotive segment production line | Autor: | Marques, Alberto Gabriel da Silva | Orientador: | Silva, Cristóvão | Palavras-chave: | Optimização; Produtividade; Ocupação de equipamentos; Programação Linear; Layout; Optimization; Productivity; Equipment Occupancy; Linear Programming; Layout | Data: | 20-Set-2013 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Este trabalho teve como objectivo o estudo das produtividades e ocupações das lavadoras da unidade fabril da MAHLE. Após análise das mesmas, com o objectivo de as optimizar, procedeu-se à simulação do efeito da compra de uma nova lavadora, nas ocupações das restantes. Numa segunda fase, desenvolveu-se um modelo matemático em programação linear. Este modelo procura caracterizar o problema, e permitir, de forma simples, o estudo de diferentes layouts para a distribuição das lavadoras. O modelo desenvolvido tem como objectivo minimizar a distância total percorrida pelos produtos para efectuar operações de lavagem. Aplicou-se o modelo a três diferentes cenários, dois dos quais consideram uma organização das lavadoras em células, e estudou-se o efeito da sua implementação nas ocupações. Concluiu-se que os cenários que consideram uma organização celular das lavadoras optimizam o balanceamento das ocupações das mesmas. No entanto, a distância total percorrida pelos anéis duplica, quando comparados ao cenário idêntico ao actual. The study of productivity and occupancy of cleaning equipments at MAHLE is the object of this paper. With the purpose of optimizing their use an analysis was run, followed by a simulation on how the purchase of a new machine would impact on cleaning equipments occupancy. On a second stage, a linear programming mathematical model was developed. This model tries to describe the problem, and allow a straightforward study of different layouts in the distribution of cleaning machines. The developed model has the purpose to minimize the distance that products travel in order to get cleaned. The model was applied to three different scenarios and the effect of its implementation on occupancy was analysed. Two of these scenarios take into account a cell based organization of the cleaning machines. It was concluded that the scenarios which consider a cell based organization of cleaning machines optimize their occupancy level. Nevertheless, the distance that the piston rings have to travel doubles when compared to the present scenario. |
Descrição: | Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/38865 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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