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https://hdl.handle.net/10316/38839
Título: | Estudo de sistemas de travagem de bicicleta utilizando um freio dinâmico | Autor: | Vieira, Filipe Andre Santos | Orientador: | Ramalho, Amílcar Lopes Figueiredo, Luís |
Palavras-chave: | Travagem; Carbono; Bicicleta; Assemblagem; ZIPP; Curva de desaceleração; Força de travagem; Braking; Carbon, Bicycle; Assembly; ZIPP; Deceleration curve; Braking force | Data: | 18-Fev-2014 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um estudo sobre
sistemas de travagem de bicicleta utilizando um freio dinâmico.
Foi elaborado um pequeno estudo sobre os sistemas de travagem existentes no
mercado e foi também feito um estudo sobre os diferentes testes de travagem que são
utilizados hoje em dia.
Para a elaboração deste trabalho foi construído um equipamento que já tinha
sido previamente projetado. Durante a realização deste trabalho algumas alterações ao
projeto inicial tiveram que ser feitas de modo a garantir a rigidez do equipamento.
Uma vez concluídas as alterações pré e pós montagem, o equipamento foi
colocado em funcionamento.
Depois de elaborado um procedimento de ensaio, foi realizado um teste de
verificação de funcionamento que consistiu em testar dois calços de travão de diferentes
marcas. Depois dos ensaios realizados e depois de se ter os dados provenientes dos ensaios
devidamente tratados, estes deram origem ao valor que se pretendia obter, o coeficiente de
atrito. This work aims to develop a study on bicycle brake systems using a dynamic brake. A brief study was conducted on the existing braking systems on the market as well as on the different braking tests that are used today. For the development of this work a device was built which had previously been designed. During this work some changes to the original design had to be made to ensure the rigidity of the equipment. Once completed the pre and post assembly changes, the equipment was put into operation. After a test procedure had been devised, a check of operation which consisted in testing two brake shoes of different brands was conducted. After the trials and after proper analysis and treatment of data from tests, we came to the result that was intended to be obtained, the friction coefficient. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/38839 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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