Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/38839
Título: Estudo de sistemas de travagem de bicicleta utilizando um freio dinâmico
Autor: Vieira, Filipe Andre Santos 
Orientador: Ramalho, Amílcar Lopes
Figueiredo, Luís
Palavras-chave: Travagem; Carbono; Bicicleta; Assemblagem; ZIPP; Curva de desaceleração; Força de travagem; Braking; Carbon, Bicycle; Assembly; ZIPP; Deceleration curve; Braking force
Data: 18-Fev-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um estudo sobre sistemas de travagem de bicicleta utilizando um freio dinâmico. Foi elaborado um pequeno estudo sobre os sistemas de travagem existentes no mercado e foi também feito um estudo sobre os diferentes testes de travagem que são utilizados hoje em dia. Para a elaboração deste trabalho foi construído um equipamento que já tinha sido previamente projetado. Durante a realização deste trabalho algumas alterações ao projeto inicial tiveram que ser feitas de modo a garantir a rigidez do equipamento. Uma vez concluídas as alterações pré e pós montagem, o equipamento foi colocado em funcionamento. Depois de elaborado um procedimento de ensaio, foi realizado um teste de verificação de funcionamento que consistiu em testar dois calços de travão de diferentes marcas. Depois dos ensaios realizados e depois de se ter os dados provenientes dos ensaios devidamente tratados, estes deram origem ao valor que se pretendia obter, o coeficiente de atrito.
This work aims to develop a study on bicycle brake systems using a dynamic brake. A brief study was conducted on the existing braking systems on the market as well as on the different braking tests that are used today. For the development of this work a device was built which had previously been designed. During this work some changes to the original design had to be made to ensure the rigidity of the equipment. Once completed the pre and post assembly changes, the equipment was put into operation. After a test procedure had been devised, a check of operation which consisted in testing two brake shoes of different brands was conducted. After the trials and after proper analysis and treatment of data from tests, we came to the result that was intended to be obtained, the friction coefficient.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38839
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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