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Título: Análise de problemas de rolamentos do gerador em turbinas eólicas de eixo horizontal
Autor: Rodrigues, João Miguel da Silva 
Orientador: Lopes, António Manuel Gameiro
Saraiva, José Emanuel da Fonseca
Palavras-chave: Turbina eólica; Gerador; Rolamentos; Lubrificação
Data: Jul-2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Com o mercado de fabricação, venda e manutenção de equipamentos de aproveitamento de energia renovável, nomeadamente a eólica, cada vez mais exigente, dificilmente se pode aceitar que um aerogerador esteja parado por falhas técnicas quando as condições ambientais são propícias a gerar energia. Sendo o gerador um dos componentes principais da turbina eólica, a sua falha através dos rolamentos é algo que necessita de ser identificada e tratada com a maior exatidão possível, pois a viabilidade das empresas de operação e manutenção, depende de fatores de resolução como este. A rápida atuação perante estes problemas é a forma mais eficiente de reduzir os custos, tentando perceber precocemente qual o problema e a melhor forma de o combater, maximizando o tempo de produção e diminuindo o tempo de paragem. Dentro dos possíveis problemas, há um que exige especial atenção por não existirem soluções viáveis ou baratas para a sua resolução. Esse problema baseia-se nas correntes elétricas criadas no rotor do gerador e que atravessam o rolamento, acelerando exponencialmente a sua degradação. Ora, a causa principal deste fenómeno foi tratada neste estágio, com o intuito de descobrir o que está na origem do seu aparecimento. Foi efetuada a substituição de um rolamento devido ao seu estado e criado um plano de lubrificação para que a vida dos rolamentos se estenda, com o intuito de só ser substituído quando as condições climatéricas sejam favoráveis, ou seja, quando for expectável que não haja vento. O plano principal deste trabalho passou, assim, por criar um sistema que permita aos técnicos de manutenção saber avaliar e resolver o problema – quando deparado com ele –, para que o aerogerador esteja o menor tempo possível parado.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36949
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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