Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36607
Título: Averiguação da eventual co-morbilidade de Ponticulus Posticus em doentes com DTM
Autor: Andrade, Maria de Azeredo Mora Berardo de 
Orientador: Fonseca, Júlio André Ramalho da
Rodrigues, Doutora Maria João
Palavras-chave: Ponticulus Posticus; Alteração de Kimmerle; Disfunção Temporo- Mandibular; Artéria vertebral; Sintomas; Incidência
Data: Jun-2012
Resumo: Introdução- Ponticulus posticus é um arco ósseo, formado entre a porção postero-lateral do arco posterior e a porção posterior do processo articular superior do Atlas, do qual resulta o forâmen arqueado. Esta alteração pode ocorrer uni ou bilateralmente e foi classificada por Miki et al(2) como Completo, Incompleto ou Calcificação. Alguns dos seus sintomas coincidem com a sintomatologia referida por doentes com Disfunção Temporo- Mandibular (DTM). As DTM são consideradas um grupo heterogéneo de distúrbios psico-fisiológicos do sistema estomatognático. A sintomatologia em comum entre PP e DTM passa por cefaleias, dores ao nível da musculatura cervical, tonturas, sensação de pressão mecânica externa em movimentos de extensão e rotação da cabeça, bem como a sua associação a casos de depressão e stress. Deste modo torna-se relevante o diagnóstico diferencial entre DTM e PP para a instituição de um correto plano de tratamento, bem como pelas repercussões que acarreta no tratamento da sintomatologia cervical pelo fisioterapeuta. Materiais e Métodos - Este estudo foi realizado através da análise de 382 Telerradiografias de Perfil da Face em película ou imagem digital, de doentes com e sem DTM. Resultados - A partir de uma amostra total de 172 doentes com DTM, a respetiva análise radiográfica revelou 147 casos (85,46%) com Ausência de PP. Para o mesmo grupo de doentes identificaram-se 25 casos (14,53%) com PP Presente. Já para doentes sem DTM obtivemos uma amostra de 210 doentes, dos quais 183 (87,14%) tinham PP Ausente e os restantes 27 doentes (12,86%) tinham PP Presente. Conclusão - Através dos resultados obtidos por este estudo, não é possível afirmar que o PP é mais frequente em doentes com DTM. No entanto, e tendo em conta a dispersão de dados encontrados na literatura são necessários mais estudos com amostras maiores e populações mais heterogéneas. O diagnóstico diferencial entre DTM e PP revela-se extremamente importante pela vasta sintomatologia em comum. Um diagnóstico errado poderá levar a um tratamento inapropriado ou até ao agravamento da sintomatologia por parte do Médico Dentista e do Fisioterapeuta.
Descrição: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36607
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Artigo Tese MB - Final.pdfArtigo Tese MB - Final5.43 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

277
Visto em 9/abr/2024

Downloads 50

663
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.