Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36456
Título: Disfunções temporomandibulares em crianças e adolescentes
Autor: Martins, Ana Filipa Santos 
Orientador: Rodrigues, Maria João Pascoal
Pereira, Sónia Margarida Alves
Palavras-chave: Temporomandibular joint disorder; Child; Adolescent; Etiology; Diagnosis; Therapeutics e pain
Data: 2012
Resumo: Introdução: Disfunção temporomandibular (DTM) é um termo genérico representativo de sinais e sintomas associados a alterações patológicas da articulação temporomandibular, músculos da mastigação e/ou restantes estruturas associadas. Têm sido realizados muitos estudos nesta área, no entanto, a sua grande maioria reporta-se a pacientes adultos e as conclusões obtidas para estes são muitas vezes extrapoladas para a análise e terapia de crianças e adolescentes. Objetivos: Conhecer o grau de prevalência de DTM entre crianças e adolescentes e de que forma ela varia; Identificar os fatores etiológicos de DTM em crianças e adolescentes; Reconhecer a necessidade do diagnóstico de DTM em idades mais precoces; Identificar estratégias de diagnóstico e tratamento adaptadas. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, EBSCOhost, BOn, Google Académico e Scielo e consultados alguns livros de texto. Discussão/Conclusões: A prevalência de DTM em crianças e adolescentes é difícil de estabelecer. Existe uma tendência para DTM ser mais prevalente no sexo feminino, especialmente a partir da adolescência, em indivíduos ansiosos/tensos e com cefaleias, e para aumentar com a idade. A etiologia das DTM em crianças e adolescentes é complexa e multifatorial. Relativamente aos fatores etiológicos de DTM em crianças e adolescentes existe ainda muita controvérsia. Condições de desequilíbrio ortopédico, funcional e emocional podem estar na sua génese. Fatores de risco podem predizer a ocorrência de sinais e sintomas de DTM, no entanto não podem predizer a manifestação de DTM. O diagnóstico de DTM em crianças e adolescentes deve ser feito mediante análise anamnésica e exame clínico completados, sempre que necessário, por exame imagiológico. Exame clínico e anamnese direcionados para DTM devem fazer parte das consultas de rotina no médico dentista. A aplicação do questionário RDC/TMD parece ser extremamente fiável em crianças e adolescentes. Sinais e sintomas de DTM são comuns na infância e adolescência, flutuam ao longo do tempo, são essencialmente leves e raramente evoluem para severos nestas idades. A dor é o sintoma que mais afeta a qualidade de vida dos doentes com DTM e aquele que mais influencia a procura de tratamento médico. Os sintomas de DTM mais comuns em crianças são as cefaleias e o cansaço ou dor muscular à mastigação. Os sinais mais frequentes são os desvios mandibulares na abertura e fecho, o bruxismo e os estalidos articulares. Em adolescentes o principal sinal de DTM foi a sensibilidade muscular e os sintomas mais prevalentes as cefaleias e os sons articulares. Nenhum sinal ou sintoma de DTM na infância ou adolescência é preditivo de DTM na idade adulta. O tratamento de DTM em crianças e adolescentes deve privilegiar os métodos simples, conservadores e reversíveis.
Descrição: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36456
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DTM em crianças e adolescentes.A.Filipa Martinsx.pdfDTM em crianças e adolescentes.A.Filipa Martinsx.282.21 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

537
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

1.551
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.