Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/36420
Título: | Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos | Autor: | Simões, Francisco Alarcão, Madalena |
Palavras-chave: | Professor-tutor; Aluno; Tutoria; Definição de limites | Data: | 2008 | Editora: | INFAD | Título da revista, periódico, livro ou evento: | International Journal of Developmental and Educational Psychology | Volume: | 2 | Número: | 1 | Resumo: | Neste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/36420 | ISSN: | 0214-9877 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Crescer entre a escola e família O papel do professor tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos.pdf | 88.52 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
753
Visto em 16/jul/2024
Downloads
257
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.