Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/36420
Title: | Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos | Authors: | Simões, Francisco Alarcão, Madalena |
Keywords: | Professor-tutor; Aluno; Tutoria; Definição de limites | Issue Date: | 2008 | Publisher: | INFAD | Serial title, monograph or event: | International Journal of Developmental and Educational Psychology | Volume: | 2 | Issue: | 1 | Abstract: | Neste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/36420 | ISSN: | 0214-9877 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Crescer entre a escola e família O papel do professor tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos.pdf | 88.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
753
checked on Jul 16, 2024
Download(s)
257
checked on Jul 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.