Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36420
Title: Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos
Authors: Simões, Francisco 
Alarcão, Madalena 
Keywords: Professor-tutor; Aluno; Tutoria; Definição de limites
Issue Date: 2008
Publisher: INFAD
Serial title, monograph or event: International Journal of Developmental and Educational Psychology
Volume: 2
Issue: 1
Abstract: Neste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36420
ISSN: 0214-9877
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.