Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/36420
Title: | Crescer, entre a escola e a família: o papel do professor-tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos | Authors: | Simões, Francisco Alarcão, Madalena |
Keywords: | Professor-tutor; Aluno; Tutoria; Definição de limites | Issue Date: | 2008 | Publisher: | INFAD | Serial title, monograph or event: | International Journal of Developmental and Educational Psychology | Volume: | 2 | Issue: | 1 | Abstract: | Neste artigo apresenta-se a metodologia TUTAL, uma abordagem promovida por professores tutores junto de alunos do 3º ciclo do ensino básico, com o objectivo de promover o sucesso escolar e de prevenir o abandono. Será descrito o contexto de desenvolvimento da acção, bem como o processo de construção que deu origem à metodologia TUTAL. Far-se-á, depois, uma descrição mais aturada da própria metodologia, partindo da sua conceptualização central para chegar depois à ilustração das modalidades de implementação e das actividades desenvolvidas. Esta descrição será sustentada pela apresentação das visões dos diferentes intervenientes, em particular dos alunos e dos próprios professores tutores, bem como de pequenas narrativas acerca da prática. Na parte final, e em jeito de conclusão, apresentar-se-ão os principais resultados obtidos e far-se-ão, também, algumas considerações acerca de algumas pistas para ulterior desenvolvimento e melhoramento da metodologia TUTAL. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/36420 | ISSN: | 0214-9877 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Crescer entre a escola e família O papel do professor tutor na promoção do percurso formativo de jovens alunos.pdf | 88.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.