Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/36388
Title: Ancoragem esquelética com recurso a Microimplantes
Authors: Martins, Francisco João Correia 
Orientador: Pereira, Sónia Margarida Alves
Abreu, Ana Luisa Maló de
Keywords: Mini-implants; Orthodontic Anchorage; Micro-screw implants; Absolute Anchorage; Micro-Implant; Temporary Anchorage Device
Issue Date: 2012
Abstract: Introdução: Os microimplantes são os elementos de ancoragem esquelética mais frequentemente utilizados, uma vez que apresentam uma técnica cirúrgica de fácil execução, têm um baixo custo e são muito eficazes. Estes dispositivos de ancoragem temporária permitem a aplicação de forças contínuas com maior eficiência, levando à diminuição do tempo de tratamento. Como a ancoragem é esquelética e não dentária, a aplicação da força ortodôntica ao microimplante elimina os efeitos indesejados da força de reação que eventualmente se faria sentir sobre os dentes de ancoragem, havendo apenas movimentação dos dentes sujeitos à ação ortodôntica. Além disso, o seu tamanho é bastante reduzido, o que permite que sejam colocados nos mais diversos locais, tanto no maxilar como na mandíbula. Objetivos: Detalhar a nomenclatura, o design e as características dos microimplantes; selecionar os locais de inserção e os seus tamanhos; referir os locais mais perigosos e os ideais para a colocação destes dispositivos; explicar a técnica cirúrgica, as indicações e as complicações da sua utilização. Materiais e métodos: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: PubMed, EBSCO, Google Académico e consultados dois livros de texto. Conclusões: Os microimplantes apresentam uma série de vantagens que levam a que sejam utilizados com frequência na prática clinica. O sucesso da ancoragem com microimplantes no tratamento ortodôntico depende da criteriosa seleção de casos clínicos, bem como do correto planeamento da sua colocação e do controlo das forças ortodônticas a eles aplicadas.
Description: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/36388
Rights: openAccess
Appears in Collections:FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
microimplante.pdfmicroimplante1.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

274
checked on Jan 20, 2020

Download(s) 50

466
checked on Jan 20, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.