Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36388
Título: Ancoragem esquelética com recurso a Microimplantes
Autor: Martins, Francisco João Correia 
Orientador: Pereira, Sónia Margarida Alves
Abreu, Ana Luisa Maló de
Palavras-chave: Mini-implants; Orthodontic Anchorage; Micro-screw implants; Absolute Anchorage; Micro-Implant; Temporary Anchorage Device
Data: 2012
Resumo: Introdução: Os microimplantes são os elementos de ancoragem esquelética mais frequentemente utilizados, uma vez que apresentam uma técnica cirúrgica de fácil execução, têm um baixo custo e são muito eficazes. Estes dispositivos de ancoragem temporária permitem a aplicação de forças contínuas com maior eficiência, levando à diminuição do tempo de tratamento. Como a ancoragem é esquelética e não dentária, a aplicação da força ortodôntica ao microimplante elimina os efeitos indesejados da força de reação que eventualmente se faria sentir sobre os dentes de ancoragem, havendo apenas movimentação dos dentes sujeitos à ação ortodôntica. Além disso, o seu tamanho é bastante reduzido, o que permite que sejam colocados nos mais diversos locais, tanto no maxilar como na mandíbula. Objetivos: Detalhar a nomenclatura, o design e as características dos microimplantes; selecionar os locais de inserção e os seus tamanhos; referir os locais mais perigosos e os ideais para a colocação destes dispositivos; explicar a técnica cirúrgica, as indicações e as complicações da sua utilização. Materiais e métodos: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: PubMed, EBSCO, Google Académico e consultados dois livros de texto. Conclusões: Os microimplantes apresentam uma série de vantagens que levam a que sejam utilizados com frequência na prática clinica. O sucesso da ancoragem com microimplantes no tratamento ortodôntico depende da criteriosa seleção de casos clínicos, bem como do correto planeamento da sua colocação e do controlo das forças ortodônticas a eles aplicadas.
Descrição: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36388
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
microimplante.pdfmicroimplante1.02 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

511
Visto em 17/abr/2024

Downloads 50

942
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.