Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36360
Title: Quadros de patologia miofascial na clínica dentária: avaliação e terapêutica
Authors: Roxo, André 
Orientador: Farinha, Rodrigo
Cabrita, António
Keywords: Acupunctura; Patologia músculo-esquelética; Ergonomia
Issue Date: 2012
Abstract: Os profissionais de saúde que trabalham em medicina dentária, encontram-se diariamente expostos a patologias musculares associadas às posturas de trabalho. Este tipo de patologias pode ser tratado ou a sintomatologia aliviada, com recurso a várias técnicas, como a acupunctura. A maioria dos voluntários participantes no estudo realizado, apresentam patologiaosteo-muscular, apesar do início recente da sua actividade clínica, com maior incidência delombalgias e dorsalgias, seguidas de cervicalgia, dor de ombros e das localizadas à articulação temporomandibular. Este tipo de patologias, e as suas consequências, podem, amédio ou a longo prazo condicionar a prestação profissional de cada um destes profissionais. A aplicação e consolidação de directrizes ergonómicas que identifiquem as irregularidades posturais, são importantes para garantir um alto desempenho e satisfação na prática clínica. Este comportamento, acaba por ser bastante importante uma vez que todos os voluntários assumem que utilizam posições ergonómicas incorrectas no decorrer da sua actividade clínica diária.
Description: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36360
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Quadros de Patologia Miofascial na Clínica Dentária – Avaliação e Terapêutica.pdfQuadros de Patologia Miofascial na Clínica Dentária – Avaliação e Terapêutica1.26 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

308
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

227
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.