Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36360
Título: Quadros de patologia miofascial na clínica dentária: avaliação e terapêutica
Autor: Roxo, André 
Orientador: Farinha, Rodrigo
Cabrita, António
Palavras-chave: Acupunctura; Patologia músculo-esquelética; Ergonomia
Data: 2012
Resumo: Os profissionais de saúde que trabalham em medicina dentária, encontram-se diariamente expostos a patologias musculares associadas às posturas de trabalho. Este tipo de patologias pode ser tratado ou a sintomatologia aliviada, com recurso a várias técnicas, como a acupunctura. A maioria dos voluntários participantes no estudo realizado, apresentam patologiaosteo-muscular, apesar do início recente da sua actividade clínica, com maior incidência delombalgias e dorsalgias, seguidas de cervicalgia, dor de ombros e das localizadas à articulação temporomandibular. Este tipo de patologias, e as suas consequências, podem, amédio ou a longo prazo condicionar a prestação profissional de cada um destes profissionais. A aplicação e consolidação de directrizes ergonómicas que identifiquem as irregularidades posturais, são importantes para garantir um alto desempenho e satisfação na prática clínica. Este comportamento, acaba por ser bastante importante uma vez que todos os voluntários assumem que utilizam posições ergonómicas incorrectas no decorrer da sua actividade clínica diária.
Descrição: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36360
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Quadros de Patologia Miofascial na Clínica Dentária – Avaliação e Terapêutica.pdfQuadros de Patologia Miofascial na Clínica Dentária – Avaliação e Terapêutica1.26 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

308
Visto em 17/abr/2024

Downloads

227
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.