Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36326
Título: Alterações do perfil da face após tratamento ortodôntico-cirúrgico em malformações esqueléticas classe II
Autor: Ferreira, Diana Caetano 
Orientador: Vale, José Fernandes do
Pereira, Sónia Margarida Alves
Palavras-chave: Classe II esquelética; Tratamento ortodôntico-cirúrgico; Cirurgia Ortognática; Previsão cefalométrica; Perfil da face; Alterações tegumentares; Estética facial
Data: 2014
Resumo: Introdução A má oclusão Classe II dento-esquelética é uma alteração caracterizada pelo degrau sagital aumentado entre a maxila e a mandíbula por deficiência mandibular, protrusão maxilar ou combinação de ambas. Os pacientes portadores destas deformidades dento-faciais apresentam geralmente alterações estéticas, funcionais e na harmonia facial. Para estes casos, o tratamento ortodôntico-cirúrgico está indicado quando o tratamento ortodôntico isoladamente não é capaz de satisfazer as necessidades de tratamento, sendo impreterível a execução de um planeamento cirúrgico com vista à harmonização do perfil facial. Este estudo retrospetivo tem como objetivo a avaliação das alterações tegumentares e definição de conceitos diretriz de valor clínico na previsão das alterações do perfil estético em pacientes portadores de Classe II dento-esquéletica, submetidos a cirurgia ortognática de avanço mandibular pela técnica de osteotomia sagital bilateral. Materiais e Métodos A amostra é composta por 38 jovens adultos com retrognatia mandibular submetidos a tratamento ortodôntico-cirúrgico combinado com avanço mandibular pela técnica de osteotomia sagital bilateral. Foram avaliadas as alterações esqueléticas e tegumentares pela análise das telerradiografias de perfil pré-cirúrgica (até 7 dias antes da cirurgia) e pós-cirúrgica (6 a 12 meses após a cirurgia e ainda no decurso da utilização de aparatologia ortodôntica fixa multibrackets). As alterações decorrentes da cirurgia ortognática foram determinadas pela diferença entre a média das variáveis em análise em fase pré-cirurgica e pós-cirurgica (T2-T1). Foram determinados os rácios e os coeficientes de correlação de Pearson (r) para a análise da variância das relações entre as alterações dos tecidos duros e dos tecidos moles por cada par de variáveis. Resultados Os efeitos da cirurgia de avanço mandibular no lábio superior mostraram-se pequenos e, portanto, desprezíveis; Existiu uma quantidade relativamente menor de avanço do lábio inferior comparativamente às variáveis ponto B’, Pogonion cutâneo e Menton cutâneo; As referências cutâneas ponto B’, Pogonion cutâneo e Menton cutâneo acompanharam os respetivos pontos esqueléticos numa relação aproximadamente de 1:1. Conclusões Para o planeamento do tratamento ortodôntico-cirúrgico das deformidades dento-faciais, a cefalometria revela-se capaz na previsão das alterações do perfil da face após cirurgia ortognática de avanço mandibular, no entanto deve ser tida em conta a grande variabilidade das alterações observadas na posição do lábio inferior. Não descartando a esperada recidiva esquelética, a previsibilidade deste método torna-se mais próxima dos resultados reais.
Descrição: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36326
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese MIMD_ Diana Ferreira.pdfTese MIMD_ Diana Ferreira990.27 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

2.534
Visto em 24/abr/2024

Downloads 50

414
Visto em 24/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.