Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36254
Title: Relatório do Mestrado em Ensino da Fisica e de Quimica no 3º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Carvalho, Paulo Jorge de Oliveira 
Orientador: Martins, Décio Ruivo
Carvalho, Maria Arminda Pedrosa e Silva
Keywords: literacia científica; ensino das Ciências Físico-Químicas; eficiência do tipo de recursos digitais; universo; sistema solar; Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas; energia; Scientific literacy; physics and chemistry teaching; digital resources and its efficiency; universe; solar system; PBL; energy
Issue Date: 30-Sep-2014
Serial title, monograph or event: Relatório do Mestrado em Ensino da Fisica e de Quimica no 3º Ciclo do Ensino Básico
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O desenvolvimento da Ciência e da Sociedade realiza-se através de uma enredo de relações múltiplas e complexas. A sociedade de informação e do conhecimento em que vivemos apela à compreensão da Ciência para que, questões de natureza científica com implicações sociais possam ser apreciadas e discutidas pelos cidadãos. Neste sentido, a literacia científica é fundamental para desenvolver o exercício da cidadania. Para a literacia científica, é necessário o desenvolvimento de competências que se revelam em diferentes domínios, como o conhecimento (substantivo, processual ou metodológico, epistemológico), o raciocínio, a comunicação e as atitudes. Apresentam-se, dois estudos desenvolvidos no ensino das Ciências Físico-Químicas, com alunos do 7º ano de escolaridade, que tiveram como principais objetivos a análise da sua influência no aproveitamento, interesse, responsabilidade e relações interpessoais destes alunos. O primeiro estudo consistiu numa análise à eficiência do tipo de recursos digitais propostos pelo Grupo Porto Editora, na sua plataforma online, Escola Virtual, no ensino dos conteúdos Universo e Sistema Solar da componente de Física. Para a recolha de dados, foram elaboradas fichas de trabalho e grelhas de observação e registo diário. Os resultados obtidos apontam para uma maior retenção das aprendizagens quando se utilizam recursos digitais caracterizados por imagens paradas e animadas acompanhadas de informação sonora e, uma menor retenção das aprendizagens para recursos digitais do tipo informação textual acompanhada de informação sonora. No segundo estudo, analisou-se os efeitos da implementação de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), para a temática Energia – Fontes e formas de energia. Para a recolha de dados foram: i) elaborados - uma ficha informativa, um questionário de opinião e um diário de bordo; ii) organizados e ou desenvolvidos - um questionário de diagnóstico, uma grelha de observação e registo diário do professor, grelha de avaliação de dossiê de grupo e critérios de avaliação. Os resultados obtidos evidenciam que, os alunos adquiriram uma maior capacidade de argumentação, de relacionamento de conteúdos e conceitos e não, simplesmente na memorização dos mesmos.
The development of the Science and Society is realized through a tangle of multiple and complex relationships. The information society and the knowledge that we live in, calls for understanding of science so that the scientific issues with social implications can be appraised and discussed by citizens. In this sense, scientific literacy is essential to develop citizenship. For scientific literacy, it is necessary to develop skills that are revealed in different domains, such as knowledge (substantive, procedural or methodological, epistemological), reasoning, communication and attitudes. We present two studies conducted in the teaching of physics and chemistry, with students from 7th grade, which had as main objective to analyze their influence on achievement, interest, responsibility and interpersonal relationships of these students. The first study consisted of an analysis of the efficiency of the type of digital resources proposed by Porto Editora Group in its online platform, Virtual School, for the teaching of the contents of the Universe and Solar System, for the physics component. For data collection, worksheets and observation grids were prepared. The results point to a greater retention of learning when using digital resources characterized by stops and animated images accompanied by sound information and lower retention of learning digital resources for the type of sound and text information. In the second study, we analyzed the effects of the implementation of Problem Based Learning (PBL), for the thematic Energy - Sources and forms of energy. For data collection were: i) elaborated – a scenario, a questionnaire of opinion and a logbook; ii) developed and organized - a questionnaire of diagnosis and opinion and skills observation grids. The results show that students have acquired a greater capacity for reasoning, the relationship of content and concepts rather than simply memorizing them.
Description: Relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/36254
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

393
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

940
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.