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Title: O impacto psicológico da exposição a violência conjugal em adolescentes: estudo qualitativo com jovens acompanhados no âmbito de processo de promoção e proteção
Authors: Silva, Juliana Filipa Araújo da 
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro dos
Keywords: Exposição a violência conjugal; Estudo de caso; Adolescência; Maus-tratos psicológicos
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: O impacto psicológico da exposição a violência conjugal em adolescentes: estudo qualitativo com jovens acompanhados no âmbito de processo de promoção e proteção
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise mais profunda das consequências da exposição de adolescentes a violência conjugal entre os progenitores, que não foram vítimas de mau trato direto, através de cinco estudos de caso. Os participantes foram sete jovens acompanhados na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Matosinhos. Foram consultados os processos de promoção e proteção, de modo a compreender o contexto psicossocial da família, bem como a sua história pessoal. Foram também utilizados instrumentos psicométricos destinados a avaliar o funcionamento cognitivo (Matrizes Progressivas de Raven), personalidade (EPQ-Junior), autoconceito (PHSCS), ansiedade (STAIC – c-2) e depressão (CDI). Foram observados alguns dos efeitos descritos na literatura, sendo possível concluir que a consequência mais evidente, transversal a todos os participantes, é o insucesso escolar. Verificaram-se também comportamentos desajustados decorrentes de padrões de vinculação inseguros.
The aim of this study was to make a deeper analysis about the consequences of exposure of teenagers to marital violence between their parents, that were not themselves victims of direct maltreatment, by five case studies. The participants were seven teenagers accompanied by child protective services of Matosinhos. Promotion and protection processes were consulted, in order to understand the family psychosocial context and their personal history. Were also used psychometric instruments destined to assess cognitive functioning (Raven Progressive Matrices), personality traits (EPQ-junior), self-concept (Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale), anxiety (STAIC-C) and depression (CDI). Some of the effects pointed on literature were observed, with the most evident consequence, that was transversal to all of the participants, being school failure. Unadjusted behaviors due to insecure attachment patterns were also noted.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/35796
Rights: openAccess
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