Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35796
Título: O impacto psicológico da exposição a violência conjugal em adolescentes: estudo qualitativo com jovens acompanhados no âmbito de processo de promoção e proteção
Autor: Silva, Juliana Filipa Araújo da 
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro dos
Palavras-chave: Exposição a violência conjugal; Estudo de caso; Adolescência; Maus-tratos psicológicos
Data: 2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: O impacto psicológico da exposição a violência conjugal em adolescentes: estudo qualitativo com jovens acompanhados no âmbito de processo de promoção e proteção
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise mais profunda das consequências da exposição de adolescentes a violência conjugal entre os progenitores, que não foram vítimas de mau trato direto, através de cinco estudos de caso. Os participantes foram sete jovens acompanhados na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Matosinhos. Foram consultados os processos de promoção e proteção, de modo a compreender o contexto psicossocial da família, bem como a sua história pessoal. Foram também utilizados instrumentos psicométricos destinados a avaliar o funcionamento cognitivo (Matrizes Progressivas de Raven), personalidade (EPQ-Junior), autoconceito (PHSCS), ansiedade (STAIC – c-2) e depressão (CDI). Foram observados alguns dos efeitos descritos na literatura, sendo possível concluir que a consequência mais evidente, transversal a todos os participantes, é o insucesso escolar. Verificaram-se também comportamentos desajustados decorrentes de padrões de vinculação inseguros.
The aim of this study was to make a deeper analysis about the consequences of exposure of teenagers to marital violence between their parents, that were not themselves victims of direct maltreatment, by five case studies. The participants were seven teenagers accompanied by child protective services of Matosinhos. Promotion and protection processes were consulted, in order to understand the family psychosocial context and their personal history. Were also used psychometric instruments destined to assess cognitive functioning (Raven Progressive Matrices), personality traits (EPQ-junior), self-concept (Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale), anxiety (STAIC-C) and depression (CDI). Some of the effects pointed on literature were observed, with the most evident consequence, that was transversal to all of the participants, being school failure. Unadjusted behaviors due to insecure attachment patterns were also noted.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35796
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE MIP - Juliana Silva - 2016.pdf824.15 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.042
Visto em 17/abr/2024

Downloads 50

632
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.