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https://hdl.handle.net/10316/35725
Título: | Serious Funny Social Game for Brain gym | Autor: | Carvalho, David Emanuel Martins de | Orientador: | Macedo, Luís Miguel Machado Lopes | Palavras-chave: | active brain; serious funny social game for brain gym; social game; ginásio cerebral; aplicações para idosos; combate à senilidade; software de geriatria; geriatria remota; ginásio cerebral; estimulação cognitiva | Data: | 9-Set-2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Serious Funny Social Game for Brain gym | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O envelhecimento traz reduções significativas nas capacidades cognitivas do ser humano. O treino mental, através de atividades como pequenos jogos de memorização, lógica e raciocínio, é uma forma eficaz de impedir a senilidade precoce e, pode mesmo atrasar o desenvolvimento da doença de Alzheimer. No entanto, o isolamento das pessoas de 3ª idade cria dificuldades na criação de ambientes onde haja estimulação cerebral e interação social, arma importante no desenvolvimento cognitivo. Com a generalização do acesso à internet e dos computadores, torna-se possível um contacto mais próximo da pessoa idosa com a família, com amigos e, com o seu médico. Se, aliado a este contato, conseguirmos integrar jogos atrativos que estimulem as capacidades mentais e retornem resultados mensuráveis que sirvam de diagnóstico progressivo para o seu psicogeriatra ou outro médico especialista na saúde mental do idoso, conseguiremos ter uma ferramenta que melhora substancialmente a vida da população de 3ª idade. O trabalho aqui apresentado representa o arranque de um projeto complexo, que visa a criação de uma plataforma integradora de um ginásio cerebral através de pequenos jogos e, que contenha também uma forte componente de socialização. Pretende-se assim aumentar ainda mais o estímulo da mente e aproximar o idoso da família e amigos, criando ao mesmo tempo dados clínicos evolutivos, para uma perceção fácil do desenvolvimento das capacidades cognitivas do idoso e consequente aconselhamento. Este trabalho é o resultado de um estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, realizado na Cnotinfor, empresa proponente do estágio. | Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35725 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado |
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