Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35725
Title: Serious Funny Social Game for Brain gym
Authors: Carvalho, David Emanuel Martins de 
Orientador: Macedo, Luís Miguel Machado Lopes
Keywords: active brain; serious funny social game for brain gym; social game; ginásio cerebral; aplicações para idosos; combate à senilidade; software de geriatria; geriatria remota; ginásio cerebral; estimulação cognitiva
Issue Date: 9-Sep-2014
Serial title, monograph or event: Serious Funny Social Game for Brain gym
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O envelhecimento traz reduções significativas nas capacidades cognitivas do ser humano. O treino mental, através de atividades como pequenos jogos de memorização, lógica e raciocínio, é uma forma eficaz de impedir a senilidade precoce e, pode mesmo atrasar o desenvolvimento da doença de Alzheimer. No entanto, o isolamento das pessoas de 3ª idade cria dificuldades na criação de ambientes onde haja estimulação cerebral e interação social, arma importante no desenvolvimento cognitivo. Com a generalização do acesso à internet e dos computadores, torna-se possível um contacto mais próximo da pessoa idosa com a família, com amigos e, com o seu médico. Se, aliado a este contato, conseguirmos integrar jogos atrativos que estimulem as capacidades mentais e retornem resultados mensuráveis que sirvam de diagnóstico progressivo para o seu psicogeriatra ou outro médico especialista na saúde mental do idoso, conseguiremos ter uma ferramenta que melhora substancialmente a vida da população de 3ª idade. O trabalho aqui apresentado representa o arranque de um projeto complexo, que visa a criação de uma plataforma integradora de um ginásio cerebral através de pequenos jogos e, que contenha também uma forte componente de socialização. Pretende-se assim aumentar ainda mais o estímulo da mente e aproximar o idoso da família e amigos, criando ao mesmo tempo dados clínicos evolutivos, para uma perceção fácil do desenvolvimento das capacidades cognitivas do idoso e consequente aconselhamento. Este trabalho é o resultado de um estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, realizado na Cnotinfor, empresa proponente do estágio.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/35725
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Serious Funny Social Game for Brain Gym.pdf4.33 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,239
checked on Oct 21, 2021

Download(s)

151
checked on Oct 21, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.