Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35688
Título: Mobile Ambient Gaming
Autor: Barbosa, Daniel Filipe André 
Orientador: Machado, Fernando Jorge Penousal Martins
Palavras-chave: Ambient Gaming; Dispositivos Móveis; Criatividade Computacional
Data: 10-Set-2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Mobile Ambient Gaming
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Atualmente a sociedade faz bastante uso de smartphones, tanto que estes parecem passar despercebidos à vista humana. Estes dispositivos permitem realizar e auxiliar inúmeras tarefas no quotidiano das pessoas. Dentro destas tarefas, existem algumas bastante comuns como tirar fotogra as/vídeos. Esta atividade de fazer vídeos vem ao encontro com o objectivo do projeto, uma vez que este tenta relacionar algumas temáticas como o ambient gaming, os dispositivos móveis, a realidade aumentada e a criatividade computacional. O objectivo principal deste projeto é a construção de uma aplicação para dispositivos móveis, que seja capaz de criar música através da detecção de formas geométricas elementares que estejam presentes num vídeo. Foi feito um estudo sobre dispositivos móveis e as suas características e também um estudo sobre realidade aumentada e as suas possibilidades, tendo-se veri cado que existe uma limitação por parte do hardware dos dispositivos móveis que não permite realizar o projeto com a qualidade necessária. Devido a esta limitação, foi necessário remover a componente de realidade aumentada e passar a ser feito pós-processamento dos vídeos. Em relação à geração de música foi feito um estudo que levou à opção de criar um sequenciador, com vários loops e efeitos. No nal, com o acesso às variáveis visuais e com a geração musical, foi possível criar composi ções vídeo-musicais. Também foi criado um servidor que suporta o jogo e todas as suas componentes: missões, badges, rankings e votações. Este jogo tem uma ligação direta com as composições, uma vez que estas são necessárias para que haja dinamismo. No nal do projeto foi também feita uma comparação com outras aplica ções semelhantes, e foram apontadas as diferenças e as inovações implementadas no projeto.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35688
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

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