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https://hdl.handle.net/10316/35552
Título: | Abordagens Algoritmicas e Computacionais na Arte e no Design | Autor: | Martins, Tiago Filipe dos Santos | Orientador: | Machado, Fernando Jorge Penousal Martins Alves, Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo |
Palavras-chave: | Arte Computacional; Arte Algorítmica; Generatividade; Design Computacional | Data: | 9-Set-2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Abordagens Algoritmicas e Computacionais na Arte e no Design | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A evolução tecnológica tem vindo a estimular cada vez mais a experimentação de novas abordagens algorítmicas, computacionais ou não, em áreas como a arte e o design. A adopção por parte de artistas e designers da programação como parte integrante e estruturante do processo criativo, permite o desenvolvimento de ferramentas próprias — de autor — o que promove a criação e exploração de novas possibilidades.
Com esta dissertação pretende-se explorar abordagens algorítmicas e computacionais no contexto da arte e design. Entre outras questões, interessa perceber qual o impacto da adopção de uma abordagem algorítmica no processo e resultados do processo criativo.
Esta, e outras reflexões, baseiam-se num levantamento e análise aprofundados do estado da arte que constituem, por si, um contributo relevante, bem como o conhecimento adquirido através de experimentação. A componente experimental da dissertação é composta por uma série de explorações no domínio da arte e design computacional. Destas, destacamos: as explorações iniciais que conduziram à produção do artefacto The Garden of Virtual Delights, apresentado na SIGGRAPH 2013; a biblioteca Traço — que permite a criação de linhas vectoriais orgânicas, com espessura, cor e transparência variáveis e com capacidade de auto-intersecção — bem como os artefactos resultantes do seu uso; uma instalação que confere presença e interacção física com a biblioteca. The technological evolution is increasingly stimulating the experimentation and adoption of new algorithmic approaches, computational or otherwise, in areas such as art or design. The adoption by artists and designers of programming as an fundamental and structuring component of their creative process, allows the development of individual tools — author tools — promoting the creation and exploration of new possibilities. In this dissertation one explores algorithmic and computational approaches in the context of art and design. Among other issues, we aim to understand the scope and width of the impact of the adoption of algorithmic approaches on the creative process and on its outcomes. This, and other reflexions, are based on an in-depth survey and analysis of the state of the art, which is seen as a contribution of this dissertation, and on insights gained trough experimentation. The experimental component of the dissertation is composed of a series of explorations and exploitations in the domain of computational art and design. Among them we highlight: the initial explorations that led to the construction of the artifact entitled The Garden of Virtual Delights, presented at SIGGRAPH 2013; the library Traço — which allows the creation of organic vectorial lines variable width, color and transparency and able to auto-intersect; an installation that confers a physical presence and interaction with the library. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35552 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado |
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