Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/35509
Título: | An Intelligent Bike-Sharing Rebalancing System | Autor: | Lopes, Diogo Manuel Matos Braga | Orientador: | Bento, Carlos Manuel Robalo Lisboa | Palavras-chave: | Bike-Sharing; Rebalancing Problem; Intelligent Rebalancing Algorithm; Smart BikeEmotion; Optimal Fleet Repositioning | Data: | 7-Set-2015 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | An Intelligent Bike-Sharing Rebalancing System | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Os sistemas de Bike-sharing disponibilizam o aluguer de bicicletas aos utilizadores
a um pre co acess vel, melhorando assim a mobilidade urbana. Atualmente este e o
meio de transporte que mais rapidamente se est a a expandir pelo mundo, com um
crescimento agregado de 45% desde 2007. Hoje em dia existem mais de 800 cidades
com programas de Bike-sharing.
Um dos principais desa os na gest~ao de sistemas de Bike-sharing e assegurar que os
utilizadores n~ao ter~ao problemas em encontrar bicicletas e lugares de estacionamento
em qualquer esta c~ao do sistema, independentemente do momento do dia. Por em, o
comportamento dos utilizadores faz com que as bicicletas tenham uma distribui c~ao
assim etrica. Portanto e necess ario um sistema de reposicionamento de bicicletas de
modo a manter o n umero adequado de bicicletas em cada esta c~ao, para a satisfazer a
procura por parte dos utilizadores. O reposicionamento de bicicletas e uma opera c~ao
dispendiosa em termos de log stica e sua ine ci^encia representa a principal causa de
insatisfa c~ao nos clientes. O desenvolvimento de algoritmos que ajudem e aconselhem
os condutores das carrinhas que fazem o reposicionamento das bicicletas a equilibrar
as esta c~oes de forma e caz e precisa e um passo muito importante em termos de
sustentabilidade destes sistemas.
Nesta disserta c~ao ser a apresentado o tema An Intelligent Bike-Sharing Rebalancing
System. Este sistema representa um valor adicional para o projeto Smart BikeEmo-
tion desenvolvido pela empresa Ubiwhere. Bike-sharing o ers users bikes-on-demand at an a ordable price, improving urban mobility. It is currently the fastest growing way of transportation in the world, with an aggregated growth rate of around 45% since 2007. Nowadays there are more than 800 cities with bike-sharing programs. Currently, one of the main problems and challenges in the management of Bike- Sharing Systems is to assure that users will be able to nd available bicycles and parking slots in a station independently of the time. However, users behaviour causes bicycles to be asymmetrically distributed. Therefore a Rebalancing System is needed to maintain the adequate number of bikes at each station, in order to satisfy the demand. Rebalancing is a costly operation in terms of logistics and its ine ciency represents the main cause of dissatisfaction within customers. The design of algorithms that help and advise operators to redistribute bicycles accurately and e ciently through the cities is a very important step in terms of sustainability of these systems. In this thesis an Intelligent Bike-Sharing Rebalancing System will be developed. This system represents an additional value to the project Smart BikeEmotion developed by Ubiwhere. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35509 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
An Intelligent Bike-Sharing Rebalancing System.pdf | 6.17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
684
Visto em 16/jul/2024
Downloads 20
1.783
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.