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Título: Adaptação académica e psicossocial e bem-estar subjetivo dos estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra
Autor: Lunard, Larissa Martins 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Adaptação; Bem-estar subjetivo; Ensino superior
Data: 2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: Adaptação académica e psicossocial e bem-estar subjetivo dos estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Ao entrar no Ensino Superior o estudante é confrontado a superar uma série de obstáculos de natureza desenvolvimental, social, acadêmica e pessoal. A adaptação ao Ensino Superior, se estruturada de forma saudável, deve direcionar o estudante para um estabelecimento de sentimento de bem-estar. O presente estudo tem como objetivo explorar, analisar e avaliar os diversos níveis onde permeia a caracterização da adaptação ao Ensino Superior que conduzem ao sentimento de bem-estar elevado. A amostra do nosso estudo compreende 194 estudantes brasileiros ingressados na Universidade de Coimbra. Em razão do objetivo de pesquisa foi aplicado um questionário sociodemográfico e um questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES) a fim de avaliar a adaptação do estudante na universidade e, para avaliar o bem-estar subjetivo, foi aplicado a escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo (PANAS) e a escala de Satisfação com a Vida (SLWS). Os resultados obtidos sugerem que as variáveis de adaptação acadêmica estudadas são boas preditoras do bem-estar subjetivo dos estudantes.
Entering the higher education, a student is confronted to overcome a number of developmental, social, academic and personal obstacles. The adaptation to higher education which is structured in a healthy way, should direct the student to an establishment of the sense of contentment. This study aims to explore, analyze and evaluate the various levels which permeate the characterization of the adaptation to higher education which lead to the elevated feeling of contentment. The sample of our study comprises 194 Brazilian students who just entered the University of Coimbra. For the objective of the research, a socio-demographic questionnaire and a questionnaire of the Adaptation to Higher Education (QAES) were applied in order to evaluate the adaptation of the university student, and to assess the subjective contentment, the Positive Affect and Negative Affect Scale (PANAS) and the Satisfaction with Life Scale (SLWS) were employed. The results suggest that the studied variables of the academic adaptation are good predictors of the subjective contentment of the students.
Descrição: Dissertação de mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35398
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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