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https://hdl.handle.net/10316/35373
Título: | Validação da Escala da Auto-Compaixão em adolescentes com perturbações do comportamento | Autor: | Oliveira, Bernardo Xavier Teixeira | Orientador: | Rijo, Daniel Maria Bugalho | Palavras-chave: | Auto-compaixão; SCS; Escala da Auto-Compaixão; Adolescentes; Comportamento antissocial; Análise factorial confirmatória | Data: | 2016 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Validação da Escala da Auto-Compaixão em adolescentes com perturbações do comportamento | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A auto-compaixão é uma atitude adaptativa para com o eu, quando em
causa estão situações de inadequação ou fracasso, que está associada com
saúde mental e a níveis reduzidos de psicopatologia. Contudo, tem vindo a
ser pouco estudada em população adolescente e menos ainda em
adolescentes com perturbações do comportamento. Deste modo, é
importante validar a escala da auto-compaixão para a população acima
referida, contribuindo para que estudos futuros estudem o papel da autocompaixão
nesta população clínica.
Este estudo tem como objectivo testar a dimensionalidade da Escala
da Auto-Compaixãoo (SCS; Neef,2003a) bem como analisar as suas
propriedades psicométricas numa amostra de 120 adolescentes, de ambos os
sexos, com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos, diagnosticados com
Perturbação do Comportamento ou Perturbação de Oposição. O diagnóstico
foi feito com recurso a uma entrevista clínica estruturada para crianças e
adolescentes.
Os resultados das análises factoriais confirmatórias não confirmaram
as estruturas originais (seis factores intercorrelacionados e um factor de
ordem superior e seis subfactores) da escala mas corroboram a estrutura de
dois factores (auto-compaixão e auto-criticismo) sugerida por estudos
recentes. O modelo de medida com melhor ajustamento aos dados desta
amostra é então, o modelo de dois factores de 2ª ordem (auto-compaixão e
auto-criticismo) e seis subfactores (bondade, mindfulness, humanidade
comum, auto-criticismo, isolamento e sobreidentificação). A SCS revelou
boa consistência interna para os dois factores de 1ª ordem e na generalidade
dos seus subfactores. Estudou-se também a validade convergente e
divergente, foram encontradas associações entre a escala da auto-compaixão
e medidas de auto-criticismo e auto-tranquilização, vergonha externa e de
proximidade e ligação aos outros. Self compassion is an adaptive attitude towards the self, when considering situations of inadequacy or failure, and is associated with psychological well-being and lower levels of psychopathology. However, self-compassion remains less investigated in adolescent particularly in adolescents with disruptive disorders. It seems to be crucial to validate this measure to this sample so that future studies could investigate the role of self-compassion in this clinical population. The main purpose of this study is to analyze the factorial structure and the psychometric properties of Self-Compasion Scale (SCS; Neef, 2003a) in a sample of adolescents with disruptive disorders. The sample consists of 120 adolescents from both sexes, aged between 14 and 18 years. The diagnoses were mede using a structured clinical interveiw . Results of the confirmatory factor analyses failed to confirm the original structures (sic-factor and high-order factor and six subscales). A two second–order factor (self-compassion and self-criticism) and six subscales (self-kindness, comun humanity, mindfulness, self-criticism, isolation, and over-identification) showed good fit indices and was considered the better model. The SCS also revealed good internal reliability for both higher order factors (self-compassionan self-criticism) and for the majority of the subscales. Convergent and divergent validity was found with measures of sel-criticism and self-reassurance, external shame and social safeness. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Intervenções Cognitivo Comportamentais, nas Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35373 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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