Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35373
Título: Validação da Escala da Auto-Compaixão em adolescentes com perturbações do comportamento
Autor: Oliveira, Bernardo Xavier Teixeira 
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Palavras-chave: Auto-compaixão; SCS; Escala da Auto-Compaixão; Adolescentes; Comportamento antissocial; Análise factorial confirmatória
Data: 2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: Validação da Escala da Auto-Compaixão em adolescentes com perturbações do comportamento
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A auto-compaixão é uma atitude adaptativa para com o eu, quando em causa estão situações de inadequação ou fracasso, que está associada com saúde mental e a níveis reduzidos de psicopatologia. Contudo, tem vindo a ser pouco estudada em população adolescente e menos ainda em adolescentes com perturbações do comportamento. Deste modo, é importante validar a escala da auto-compaixão para a população acima referida, contribuindo para que estudos futuros estudem o papel da autocompaixão nesta população clínica. Este estudo tem como objectivo testar a dimensionalidade da Escala da Auto-Compaixãoo (SCS; Neef,2003a) bem como analisar as suas propriedades psicométricas numa amostra de 120 adolescentes, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos, diagnosticados com Perturbação do Comportamento ou Perturbação de Oposição. O diagnóstico foi feito com recurso a uma entrevista clínica estruturada para crianças e adolescentes. Os resultados das análises factoriais confirmatórias não confirmaram as estruturas originais (seis factores intercorrelacionados e um factor de ordem superior e seis subfactores) da escala mas corroboram a estrutura de dois factores (auto-compaixão e auto-criticismo) sugerida por estudos recentes. O modelo de medida com melhor ajustamento aos dados desta amostra é então, o modelo de dois factores de 2ª ordem (auto-compaixão e auto-criticismo) e seis subfactores (bondade, mindfulness, humanidade comum, auto-criticismo, isolamento e sobreidentificação). A SCS revelou boa consistência interna para os dois factores de 1ª ordem e na generalidade dos seus subfactores. Estudou-se também a validade convergente e divergente, foram encontradas associações entre a escala da auto-compaixão e medidas de auto-criticismo e auto-tranquilização, vergonha externa e de proximidade e ligação aos outros.
Self compassion is an adaptive attitude towards the self, when considering situations of inadequacy or failure, and is associated with psychological well-being and lower levels of psychopathology. However, self-compassion remains less investigated in adolescent particularly in adolescents with disruptive disorders. It seems to be crucial to validate this measure to this sample so that future studies could investigate the role of self-compassion in this clinical population. The main purpose of this study is to analyze the factorial structure and the psychometric properties of Self-Compasion Scale (SCS; Neef, 2003a) in a sample of adolescents with disruptive disorders. The sample consists of 120 adolescents from both sexes, aged between 14 and 18 years. The diagnoses were mede using a structured clinical interveiw . Results of the confirmatory factor analyses failed to confirm the original structures (sic-factor and high-order factor and six subscales). A two second–order factor (self-compassion and self-criticism) and six subscales (self-kindness, comun humanity, mindfulness, self-criticism, isolation, and over-identification) showed good fit indices and was considered the better model. The SCS also revealed good internal reliability for both higher order factors (self-compassionan self-criticism) and for the majority of the subscales. Convergent and divergent validity was found with measures of sel-criticism and self-reassurance, external shame and social safeness.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Intervenções Cognitivo Comportamentais, nas Perturbações Psicológicas e da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35373
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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