Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35221
Título: O tratamento centrado no paciente e a RHA : validação da versão brasileira do PCQ-Infertilidade
Autor: Pedreschi, Luciana Erthal 
Orientador: Ferreira, Pedro Lopes
Palavras-chave: Reprodução humana assistida; Tratamento centrado no paciente; Infertilidade; Qualidade; Validação
Data: 29-Set-2016
Editora: FEUC
Título da revista, periódico, livro ou evento: O tratamento centrado no paciente e a RHA : validação da versão brasileira do PCQ-Infertilidade
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Objetivo: O presente estudo teve como objetivos desenvolver a validação da versão brasileira do questionário PCQ-Infertilidade, verificar a correlação entre o itens avaliados através dos instrumentos PCQ Infertilidade e o FertiQol, e investigar as características psicométricas da versão brasileira do questionário PCQ-Infertilidade, através de um grupo de pacientes de duas clínicas especializadas no Rio de Janeiro. Metodologia: Tradução do questionário de sua língua original (inglês) para o português brasileiro por dois tradutores, retradução para inglês por um tradutor com inglês nativo, comparação dos resultados, aplicação do questionário em dois ambientes clínicos diferentes, juntamente com um outro instrumento já validado e análise dos resultados para validação do instrumento. Resultados: Total de 113 respostas de mulheres inférteis em fase de diagnóstico ou tratamentos de fertilidade no Rio de Janeiro, Brasil. A versão em português – Brasil do PCQ – Infertilidade apresentou boa consistência interna e a análise fatorial demonstrou que a amostra é ideal para a realização da análise. Pode-se verificar melhores avaliações dos pacientes na instituição que oferece o serviço mais individualizado. Conclusão: A versão em português - Brasil do PCQ-Infertilidade se mostrou válida e fidedigna. Como estratégias para melhorar a perceção dos pacientes de qualidade dos tratamentos, as clínicas devem tentar trabalhar na diminuição da ansiedade dos pacientes antes, durante e depois dos ciclos de tratamento, facilitando o contato destes com profissionais para discutirem sobre preocupações, participarem das tomadas de decisão e obter informações sobre o processo.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Lopes Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35221
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1 - capa_tese_dissertacao.pdf88.19 kBAdobe PDFVer/Abrir
2 - folha de rosto.pdf140.8 kBAdobe PDFVer/Abrir
3 - resumo.pdf116.87 kBAdobe PDFVer/Abrir
4 - Listas.pdf214.57 kBAdobe PDFVer/Abrir
5 - dissertação mestrado.pdf1.69 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.288
Visto em 9/abr/2024

Downloads 5

3.996
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.