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https://hdl.handle.net/10316/34092
Título: | Imagens Sociais de Pessoas Transgénero: uma análise a partir de estudantes do ensino superior português | Autor: | Brilhante, Joana | Orientador: | Santos, Ana Cristina | Palavras-chave: | Identidade de género; Discriminação; Gender-bashing; Transfobia; Genderismo | Data: | 2016 | Resumo: | The Fundamental Rights Agency’s report states that transgender people are
amongst the social minorities who experience the most abuse and prejudice. In
Portugal, research projects and research centers dedicated to LGBT studies are scarce.
Thus, promoting research and interdisciplinary studies on this matter is a priority,
since these are essential for its understanding and for the fight against gender
inequality. This study – composed by a sample of 528 students from the
Portuguese higher academic setting - aims to provide insight to the attitudes of
cisgender individuals towards transgender people, based on three concepts:
transphobia, genderism and gender-bashing. The questionnaire is based on the
Gender and Transphobia Scale (GTS), developed by Hill and Willoughby (2005),
whose reliability has been verified by various studies (Winter et al., 2008, 2009; Costa
et al., 2010; Willoughby et al., 2010; Costa e Davies, 2012; Riggs et al. 2012).
The results show that, in general, students don’t demonstrate high levels of
transphobia or genderism, while the levels are even lower concerning violent
attitudes against people whose gender expression/identity is not in conformity with
the traditional binarism. Notwithstanding, when dividing the samples into
categories, attitudes by individuals who identify themselves as men stand out as
more negative. Holding religious beliefs and/or not being familiar with transgender
individuals are also categories associated with higher levels of discrimination. On the
other hand, people with a sexual orientation different from heterosexuality and/or
with left wing political affiliations have a more positive outlook.
Overall, GTS seems to be a reliable way to access the attitudes concerning
transgender people. It needs to be applied in less educated populations decentralized
from the great urban centers, being necessary to perceive how gender shapes
people’s lives. O relatório da Agência Europeia dos Direitos Fundamentais diz-nos que as pessoas transgénero se encontram entre as minorias sociais que mais sofrem de abusos e discriminação. Em Portugal, escasseiam os estudos ou centros de investigação dedicados aos estudos LGBT, sendo que o incentivo à pesquisa e à produção de estudos interdisciplinares sobre esta temática se torna fundamental não só à sua compreensão como também ao combate à desigualdade de género. Pretendeu-se com este trabalho - constituído por uma amostra de 528 estudantes do ensino superior português - aceder às atitudes de indivíduos cisgénero para com pessoas transgénero, tendo em conta três conceitos: transfobia, genderismo e gender-bashing. O questionário foi baseado na Escala de Genderismo e Transfobia (GTS), desenvolvida por Hill e Willoughby (2005), cuja fiabilidade tem vindo a ser verificada nos mais variados estudos (Winter et al., 2008, 2009; Costa et al., 2010; Willoughby et al., 2010; Costa e Davies, 2012; Riggs et al., 2012). Os resultados obtidos mostram que, no geral, as/os estudantes parecem ser pouco transfóbicas/os e genderistas, menos ainda parecem existir atitudes de violência para com pessoas cuja expressão/identidade de género não esteja em conformidade com o binarismo tradicional. Não obstante, aquando da divisão da amostra por categorias, sobressaem atitudes mais negativas por parte dos indivíduos que se identificam enquanto homens. Possuir crenças religiosas e/ou não ter familiaridade com indivíduos transgénero também foram categorias associadas a maiores níveis de discriminação. Destacam-se com pontuações mais elevadas as pessoas cuja orientação sexual difere da heterossexualidade e/ou com afinidade política de esquerda e extrema-esquerda. No geral a GTS mostra-se uma escala fiável para aceder às atitudes para com pessoas transgénero. É necessária a aplicação desta medida em populações menos escolarizadas descentralizando dos grandes centros urbanos, assim como perceber como o género molda a vida das pessoas. |
Descrição: | Brilhante, Joana - Imagens Sociais de Pessoas Transgénero: uma análise a partir de estudantes do ensino superior português. Coimbra : [s.n.], 2016. Dissertação de Mestrado. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/34092 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado |
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