Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/34006
Título: Dimensões geopolíticas do modernismo. Contraculturas mexicanas na Califórnia
Autor: Canelo, Maria José 
Palavras-chave: Modernismo; Carey McWilliams; Grande Depressão; Modernidade; Estados Unidos da América; Contracultura; Modernidades alternativas
Data: Jun-2006
Editora: Centro de Estudos Sociais
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Crítica de Ciências Sociais
Volume: 74
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Proponho-me repensar o modernismo tendo em conta a afirmação de Homi K. Bhabha de que “cada repetição do signo da modernidade é diferente, específica das suas condições de enunciação históricas e culturais”. Centrando-me na obra de Carey McWilliams, procuro dar a conhecer e discutir um trabalho crítico que salienta a dimensão geopolítica do modernismo e demonstra que a modernidade não deu, de facto, origem a um tipo único de experiência nos Estados Unidos. Neste caso, o contexto da Grande Depressão, enquanto configuração histórica e cultural específica, exige uma reformulação da expressão e das formas modernistas, na medida em que torna evidente que, quando a modernização fracassa, emergem na sociedade americana fenómenos de desenvolvimento desigual que desafiam a definição de modernidade. A reflexão crítica de McWilliams antecipa configurações críticas actuais, das “contraculturas da modernidade” às “modernidades alternativas”.
The Great Depression constitutes a specific historical and cultural configuration that substantially reshapes modernist forms. The focus of my paper is American Popular Front intellectual Carey McWilliams’s writings on U.S. cultures. His critical work highlights the geopolitical dimension of modernism, suggesting that modernity did not foster the same kind of experience all around the United States: the crisis brought about by the Depression created an opportunity to show that when modernization failed, instances of unequal development emerged within U.S. society itself, which conventional modernist forms were unable to represent. McWilliams worked with ethnic communities in California and the way he perceived difference in their cultures is similar to what many critics now term “countercultures of modernity.” My analysis will also draw on Michael Denning’s notion of “social modernism,” which helps us to perceive in how far modernism should be reconceived as a discursive and historical field, a cultural phenomenon in broad terms.
Je me propose de repenser le modernisme en tenant compte de l’affirmation de Homi K. Bhabha, selon laquelle “chaque répétition du signe de la modernité est différente, particulière à ses conditions d’énonciation historiques et culturelles”. M’appuyant sur l’œuvre de Carey McWilliams, je cherche à exposer et discuter un travail critique mettant en avant la dimension géopolitique du modernisme et démontrer que la modernité n’a en fait pas donné naissance seulement à un type d’expérience aux Etats-Unis. A la rigueur, le contexte de la période de la grande dépression en tant qu’une configuration historique et culturelle particulière, exige une reformulation de l’expression et des formes modernistes, dans la mesure où il rend clair que, quand la modernisation échoue, des phénomènes de développement inégal surgissent dans la société américaine et défient la définition de la modernité. La réflexion critique de McWilliams anticipe les configurations critiques actuelles, tant pour ce qui est des “contre-culutres de la modernité” que des “modernités alternatives”.
URI: https://hdl.handle.net/10316/34006
ISSN: 0254-1106
2182-7435
DOI: 10.4000/rccs.937
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

453
Visto em 16/abr/2024

Downloads

193
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.