Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32990
Title: Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
Authors: Santos, Boaventura de Sousa 
Keywords: Europa; Epistemologias do Sul; Modernidade; Pensamento abissal; Aprendizagens globais
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Project: info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/269807/EU 
Serial title, monograph or event: Sociologias
Volume: 18
Issue: 43
Place of publication or event: Porto Alegre
Abstract: O preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32990
ISSN: 1517-4522
1807-0337
DOI: 10.1590/15174522-018004302
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Para uma nova visão da Europa aprender com o Sul.pdf246.05 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.