Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/32990
Title: | Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul | Authors: | Santos, Boaventura de Sousa | Keywords: | Europa; Epistemologias do Sul; Modernidade; Pensamento abissal; Aprendizagens globais | Issue Date: | 2016 | Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Project: | info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/269807/EU | Serial title, monograph or event: | Sociologias | Volume: | 18 | Issue: | 43 | Place of publication or event: | Porto Alegre | Abstract: | O preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/32990 | ISSN: | 1517-4522 1807-0337 |
DOI: | 10.1590/15174522-018004302 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Para uma nova visão da Europa aprender com o Sul.pdf | 246.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.