Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32990
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Boaventura de Sousa-
dc.date.accessioned2016-11-22T14:51:58Z-
dc.date.available2016-11-22T14:51:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1517-4522por
dc.identifier.issn1807-0337por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32990-
dc.description.abstractO preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo.por
dc.description.sponsorshipColonial prejudice is the key to understanding the difficulty that Europe has in learning from the world, that is, to recognise histories, practices, knowledges and solutions beyond the, allegedly universal, history and theories produced in the West. At a time when multiple crises loom over Europe, there appears to be a window of opportunity to, under global learnings and reciprocal recognitions, Europe open up to learn from the South, surpassing the abyssal thinking of modernity. This paper seeks to understand the conditions for global learnings enabling the reinvention of Europe. The argument is threefold: first, Europe’s place in the world is analysed, considering the height of its colonial power and the postcolonial world we live in today; second, the conditions that can allow a new vision of a Europe, from the present that is outside it; finally, examples of mutual learnings in four thematic areas are presented: human rights, economy, democracy and constitutionalism.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/269807/EUpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEuropapor
dc.subjectEpistemologias do Sulpor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectPensamento abissalpor
dc.subjectAprendizagens globaispor
dc.titlePara uma nova visão da Europa: aprender com o Sulpor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage24por
degois.publication.lastPage56por
degois.publication.issue43por
degois.publication.locationPorto Alegrepor
degois.publication.titleSociologiaspor
dc.relation.publisherversionhttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699/39125por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.1590/15174522-018004302por
degois.publication.volume18por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-3359-3626-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Para uma nova visão da Europa aprender com o Sul.pdf246.05 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

SCOPUSTM   
Citations

9
checked on Nov 9, 2022

Page view(s) 50

665
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

248
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.