Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32765
Título: As atividades de investigação e desenvolvimento : o caso do setor farmacêutico
Autor: Carcangiu, Monica Giorgia 
Orientador: Rodrigues, Ana Maria Gomes
Palavras-chave: Contabilidade; Atividades de I&D; Setor farmacêutico; Divulgações
Data: 28-Set-2016
Editora: FEUC
Título da revista, periódico, livro ou evento: As atividades de investigação e desenvolvimento : o caso do setor farmacêutico
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças (MCF) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, procurando apresentar o estágio curricular desenvolvido na empresa Bluepharma Industria Farmacêutica S.A.. A indústria farmacêutica destaca-se como uma das mais inovadoras entre os setores produtivos, apostando fortemente no investimento em ativos intangíveis e, mais precisamente, pela grande ênfase na atividade de investigação e desenvolvimento (I&D). Assim, uma vez que o estágio decorreu numa empresa do setor farmacêutico, optamos por realizar uma análise sobre as atividades de I&D desenvolvidas pelas empresas farmacêuticas em Portugal e sobre o nível de investimento das mesmas neste tipo de atividades. Adicionalmente, analisamos o tipo de informação divulgada sobre as atividades de I&D nos Relatórios e Contas das empresas cotadas em países da zona euro no mesmo setor da Bluepharma. O relatório inclui na Parte I a apresentação e caracterização da entidade de acolhimento, passando de seguida para a descrição das principais atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Na Parte II é feita a descrição dos principais conceitos teóricos e normativos no tratamento dos recursos intangíveis, em particular no que se refere a atividades de I&D. Por fim, na Parte III é apresentado o estudo empírico. A realização deste estágio permitiu-me entrar em contacto com a realidade profissional assim como consolidar conhecimentos adquiridos no MCF através da sua aplicação prática em contexto de trabalho, em particular, permitiu-me aprofundar conhecimentos associados com a contabilização de atividades de investigação em desenvolvimento no sector farmacêutico.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Ana Maria Gomes Rodrigues.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32765
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese Entrega Definitiva - CD.pdf873.96 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

624
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

1.668
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.