Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32601
Título: Traços da Paisagem Torrejana no século XIV e suas transformações recentes
Autor: Costa, Francisco 
Orientador: Nunes, Adélia
Ribeiro, Ana Isabel
Palavras-chave: Paisagem; Prática pedagógica supervisionada
Data: 26-Out-2016
Resumo: Falar da importância da Prática Pedagógica Supervisionada, ao nível da experiência aí adquirida e da preparação para o mundo do trabalho, é como reconhecer, desde logo, que essa mesma importância é de relevo inquestionável e é criticar toda a desvalorização que lhe seja atribuída. Numa sociedade que exige a formação de cidadãos participativos, críticos e empreendedores é necessário que seja o próprio aluno a construir o seu conhecimento. Nessa linha de pensamento, o professor deve criar as estratégias mais adequadas para atingir esse objetivo, mantendo uma formação contínua, transversal e atual. O presente trabalho, mais do que descrever a Prática Pedagógica Supervisionada e refletir sobre a mesma, procura também, de forma a conciliar duas disciplinas que utilizam metodologias de ensino relativamente diferentes, caracterizar a paisagem natural de uma área da Estremadura e analisar a ação histórica e recente na sua transformação. Assim, procurou-se reconstituir a paisagem natural do século XIV, tendo por base uma fonte histórica da época, e quantificar, caracterizar e interpretar as mudanças ocorridas no uso/ocupação do solo, das duas últimas décadas do século XX até aos primórdios do século XXI, na mesma área. As influências do mediterrânio fazem-se sentir na referida área não apenas ao nível da temperatura, da precipitação e da hidrografia mas também ao nível da vegetação e dos hábitos alimentares, predominando já no século XIV a considerada tríade alimentar mediterrânica, isto é, os cereais, a vinha e a oliveira, que alimentavam o homem medieval, cujo quotidiano se desenvolvia em torno de conceitos cristãos, particularmente através das festas religiosas. Mais recentemente, fatores naturais, socioeconómicos, políticos, entre outros, justificam as alterações na paisagem a nível nacional, constatando-se uma diminuição da superfície cultivada e um aumento dos incultos e da superfície utilizada para prados e pastagens permanentes, tendência essa que foi seguida na área em estudo.
When we speak of the importance of Supervised Teaching Practice, concerning the level of experience and the preparation for the job market that the students get from it, we can recognize, first of all, that its importance is unquestionable and we should be able to criticize all depreciation assigned to it. In a society that requires the formation of critical and entrepreneur citizens, which claim for their active participation in the society life, the students need to be responsible to build their own knowledge. So, the teacher must create the most appropriate strategies for achieve this goal, while maintaining a continuous formation that also need to be transverse and actual. In this work, more than describe the Pedagogical Practice Supervised and reflect on it, we also seek, in order to reconcile two disciplines that use different teaching methods, the characterization of the natural landscape in an area of Estremadura and analyze the ancient and recent actions in its transformations. So, we tried to reconstruct the natural landscape in the XIV century, based on historical sources, and quantify, characterize and interpret changes in the use and in the land cover, since the last two decades of the XX century until the beginning of the XXI century, in the same zone. The Mediterranean influences are present in that area, not only in the temperature, rainfall and hydrology but also in the vegetation and eating habits, that already existed in the XIV century to be considered Mediterranean food triad, videlicet, cereals, wine and olive trees that fed the medieval man, whose everyday life was thought around Christian concepts, particularly through religious festivals. More recently, natural, socio-economic and political factors can justify some changes in the national landscape, as we can assist to a decrease in the farm areas and at the same time to an increase of the fields used for permanent meadows and pastures, propensity that was followed in the area that we study.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32601
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de História - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de estágio - versão final.pdf11.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

669
Visto em 8/out/2024

Downloads 20

1.217
Visto em 8/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.