Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32547
Title: Da abordagem do texto aos usos da língua
Authors: Pinto, Ana Belém Pinhel 
Orientador: Arnaut, Ana Paula
Gamazo, Elena
Keywords: Texto; Usos da língua; Ensino de Português; Ensino de Espanhol
Issue Date: 10-Oct-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório, desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico em Português Língua Materna e Espanhol Língua Estrangeira, apresenta, além de uma breve contextualização da prática pedagógica supervisionada, uma perspetiva de trabalho sobre a abordagem do texto e os usos da língua. Na primeira parte é apresentada a caracterização do contexto socioeducativo em que decorreu o estágio, bem como o perfil das turmas observadas e a reflexão crítica sobre a prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte são apresentadas as referências teóricas ao tema, com destaque, no caso do Português, para o texto literário enquanto texto complexo no qual convergem todas as hipóteses discursivas de realização da língua e, no caso do Espanhol, para o texto literário enquanto amostra válida e autêntica da diversidade expressiva da língua, destacando a pertinência da sua abordagem em contexto escolar para o desenvolvimento da competência comunicativa dos discentes. Por último, apresentam-se as sequências didáticas que sustentam a metodologia adotada na aplicação prática do tema do relatório.
The report presented here, developed within the teaching internship in Portuguese Mother Tongue and Spanish Foreign Language, presents, not only a short contextualization of supervised teaching practice, but also a perspective of work about “From text approach to language uses”. The first part contains a characterization of the socio-educational context in which the internship took place, as well as the profile of the classes observed and the critical reflection about the supervised teaching practice. The second part presents the theme’s theoretical references, especially, in the case of Portuguese, relative to the literary text as complex text in which converge every discursive hypotheses of language realization and, in the case of Spanish, to the literary text as a valid and authentic sample of the expressive diversity of language, highlighting the relevance of its school-based approach to the development of the student’s communicative competence. Lastly, there are presented the teaching sequences that support the methodology adopted in the practical application of the report’s theme.
Description: Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Área de Especialização de Espanhol, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/32547
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Ana Belém_10OUT2016.pdf13.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

324
checked on Sep 16, 2019

Download(s) 20

686
checked on Sep 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.