Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32541
Title: Filosofia Lean na redução de desperdícios : o caso de uma PME
Authors: Figueiredo, Tiago João Loureiro 
Orientador: Costa, João Paulo Faria de Oliveira e
Brandão, Mário
Keywords: Lean thinking; Lean manufacturing; Redução de desperdícios; Ferramentas Lean; Eficiência operacional; Melhoria contínua.
Issue Date: 19-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Figueiredo, Tiago João Loureiro - Filosofia Lean na redução de desperdícios : o caso de uma PME, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, este estágio constituiu uma das vias para conclusão deste segundo ciclo de estudos. O estágio curricular foi realizado na Stratbond Consulting, em Coimbra, de 1 de fevereiro a 6 de junho de 2016. O contato direto com todas as problemáticas no que toca à eficiência operacional dos clientes desta consultora, levaram-me a estudar e aplicar - a um caso concreto - metodologias e ferramentas baseadas na filosofia Lean, com o objetivo de encontrar soluções para os desperdícios identificados nas áreas operacionais e logística de uma empresa específica do setor da transformação do papel. Depois de explicados os pilares da filosofia Lean, foram analisadas as ferramentas e metodologias mais importantes. No caso concreto da empresa em causa (empresa XYZ), foram enumerados os problemas e desperdícios mais críticos, podendo assim estudar-se as soluções mais adequadas para os reduzir ou eliminar. Os problemas identificados estão relacionados com o desperdício de papel nas diversas operações, elevado tempo de setup das máquinas, graves ineficiências no processo de armazenagem, falta de adaptação do layout à produção e falta de organização e limpeza de todos os espaços da empresa. As soluções aplicadas aos problemas específicos da XYZ têm como objetivo mostrar o impacto na estrutura operacional e logística da aplicação de algumas ferramentas Lean, desde os 5’S à metodologia SMED. O objetivo último passa por mostrar que é possível ter uma fábrica mais eficiente e com maior valor acrescentado para o produto e processo operacionais, o que conduz a uma cultura de melhoria contínua que permite produzir cada vez melhor, mais rápido e mais barato.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Paulo Costa e Mário Brandão.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32541
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE_Tiago Figueiredo.pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

451
checked on Jan 14, 2020

Download(s) 20

1,075
checked on Jan 14, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.