Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32541
Título: Filosofia Lean na redução de desperdícios : o caso de uma PME
Autor: Figueiredo, Tiago João Loureiro 
Orientador: Costa, João Paulo Faria de Oliveira e
Brandão, Mário
Palavras-chave: Lean thinking; Lean manufacturing; Redução de desperdícios; Ferramentas Lean; Eficiência operacional; Melhoria contínua.
Data: 19-Set-2016
Editora: FEUC
Citação: Figueiredo, Tiago João Loureiro - Filosofia Lean na redução de desperdícios : o caso de uma PME, Coimbra, 2016.
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, este estágio constituiu uma das vias para conclusão deste segundo ciclo de estudos. O estágio curricular foi realizado na Stratbond Consulting, em Coimbra, de 1 de fevereiro a 6 de junho de 2016. O contato direto com todas as problemáticas no que toca à eficiência operacional dos clientes desta consultora, levaram-me a estudar e aplicar - a um caso concreto - metodologias e ferramentas baseadas na filosofia Lean, com o objetivo de encontrar soluções para os desperdícios identificados nas áreas operacionais e logística de uma empresa específica do setor da transformação do papel. Depois de explicados os pilares da filosofia Lean, foram analisadas as ferramentas e metodologias mais importantes. No caso concreto da empresa em causa (empresa XYZ), foram enumerados os problemas e desperdícios mais críticos, podendo assim estudar-se as soluções mais adequadas para os reduzir ou eliminar. Os problemas identificados estão relacionados com o desperdício de papel nas diversas operações, elevado tempo de setup das máquinas, graves ineficiências no processo de armazenagem, falta de adaptação do layout à produção e falta de organização e limpeza de todos os espaços da empresa. As soluções aplicadas aos problemas específicos da XYZ têm como objetivo mostrar o impacto na estrutura operacional e logística da aplicação de algumas ferramentas Lean, desde os 5’S à metodologia SMED. O objetivo último passa por mostrar que é possível ter uma fábrica mais eficiente e com maior valor acrescentado para o produto e processo operacionais, o que conduz a uma cultura de melhoria contínua que permite produzir cada vez melhor, mais rápido e mais barato.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Paulo Costa e Mário Brandão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32541
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE_Tiago Figueiredo.pdf3.13 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

803
Visto em 16/abr/2024

Downloads 10

2.010
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.