Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32540
Title: Contatração pública e concorrência : a eficiência na afetação dos recursos
Authors: Freitas, João Filipe Calaça 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Rodrigues, Ana Sofia
Keywords: contratos públicoS; Concorrência; Governo; Autoridade da Concorrência; Otimização dos recursos; Eficiência pública; Fundos públicos; Entidade adjudicante.
Issue Date: 15-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Freitas, João Filipe Calaça - Contatração pública e concorrência : a eficiência na afetação dos recursos, Coimbra , 20'16.
Abstract: O presente relatório tem por base o tema de trabalho desenvolvido no estágio curricular, realizado no Gabinete de Estudos e Acompanhamento de Mercados (GEA) da Autoridade da Concorrência (AdC), no período entre 15 de fevereiro a 20 de junho de 2016, com vista à conclusão do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). O objetivo deste trabalho é analisar as potencialidades que a concorrência pode trazer à contratação pública, uma atividade económica muito importante em qualquer sociedade moderna, independentemente do seu nível de desenvolvimento, responsável por 10% a 20% do PIB mundial. Pela sua natureza pública, constitui uma atividade sensível a práticas de conluio e corrupção, que corrompem o bem-estar social ao desviar fundos públicos, que poderiam ser afetados a outras áreas de investimento público. A existência de concorrência nos mercados leva a melhores resultados, devido a motivação (isto é, possibilidade de obtenção de renda) que os envolvidos neste processo têm para se superar, apresentando melhorias nos seus bens e/ou serviços a fim de se distinguirem dos demais. Portanto, se for assegurada a concorrência genuína entre operadores económicos nos mercados de contratação pública, gerará uma otimização da afetação dos recursos públicos, não só pela aquisição mais eficiente, como também pela economia de fundos que poderão, assim, ser alocados a outras áreas de atuação do governo. Para alcançar estes resultados, é fundamental a atividade das autoridades da concorrência, que atuam como defensoras do interesse público, ao garantir que as empresas cumprem com as regras do normal funcionamento do mercado. Além disso, a contratação pública pode, também, ser utilizada como instrumento para promover políticas sociais, ambientais e económicas, sendo para isso necessário criar consciência e empregar funcionários capacitados para atender a estes objetivos.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho e Ana Sofia Rodrigues.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32540
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório VF_CD.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

518
checked on Sep 16, 2020

Download(s) 20

655
checked on Sep 16, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.