Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32475
Título: O impacto do tamanho e da diversidade de características das equipas de gestão de topo no desempenho financeiro : o caso das empresas cotadas na Euronext Lisbon
Autor: Dias, Sofia Alexandra Cardoso 
Orientador: Gama, Paulo
Palavras-chave: Governo das sociedades; Equipas de Gestão de Topo; Desempenho financeiro; Diversidade; Tamanho da TMT; Caraterísticas demográficas da TMT
Data: 22-Set-2016
Editora: FEUC
Citação: Dias, Sofia Alexandra Cardoso - O impacto do tamanho e da diversidade de características das equipas de gestão de topo no desempenho financeiro : o caso das empresas cotadas na Euronext Lisbon, Coimbra, 2016.
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar o impacto do tamanho e da diversidade das caraterísticas das Equipas de Gestão de Topo (TMT) no desempenho financeiro das empresas portuguesas cotadas na Euronext Lisbon, no período 2010 a 2014. A TMT tem como membros constituintes: o Presidente do Conselho de Administração (CA), Vice- Presidente do CA, Presidente da Comissão Executiva (CEO) e todos os Diretores, Administradores ou Membros que exerçam funções executivas na sociedade. O desempenho financeiro foi medido através de duas perspetivas: contabilística, usando a variável Rendibilidade dos Capitais Próprios (ROE) e de mercado, através da medida Tobin’s Q. As variáveis explicativas testadas foram o tamanho da TMT, a diversidade de género, a diversidade de idade, a diversidade de tenure na TMT, a diversidade de tenure total, a diversidade do background educacional e a diversidade do background funcional. O estudo concluiu que existe um impacto da TMT no desempenho financeiro, embora tenham sido obtidos efeitos mistos. Especificamente, os resultados indicam que um maior tamanho na TMT está associado a um melhor desempenho financeiro. A diversidade de género está ligada positivamente a um melhor desempenho contabilístico. Uma maior diversidade de tenure na TMT e de background educacional dos gestores estão relacionados com piores desempenhos das empresas. A diversidade de idade e a tenure total têm resultados mistos, sendo que a heterogeneidade de ambas as caraterísticas influencia negativamente o desempenho contabilístico e positivamente o desempenho de mercado. A diversidade de background educacional mostra estar negativamente relacionada com o desempenho financeiro das empresas e a diversidade de background funcional mostra não ter qualquer relação com o desempenho. Na generalidade, uma maior diversidade de caraterísticas na TMT influencia negativamente o ROE e positivamente o Tobin’s Q, sendo que o tamanho da TMT está positivamente associado ao desempenho contabilístico e o tamanho da empresa está negativamente relacionado com o desempenho de mercado.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32475
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DM Sofia Alexandra Cardoso Dias.pdf2.73 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

675
Visto em 29/out/2024

Downloads 50

560
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.