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Título: Crianças com dislexia:qualidade de vida e caracterização socioafetiva
Autor: Tavares, Ana Patrícia Santos 
Orientador: Pereira, Marcelino Arménio Martins
Palavras-chave: Dislexia; Qualidade de vida; Autoconceito; Práticas parentais
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Crianças com dislexia: qualidade de vida e caracterização socioafetiva
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A investigação relativamente à dislexia de desenvolvimento foca-se, maioritariamente, nos fatores neuropsicológicos e descuida os fatores de ordem afetiva e a forma como esta perturbação afeta a qualidade de vida da criança. Tentando suprir esta falha, este estudo comparativo analisa o impacto da dislexia em variáveis como a qualidade de vida, o autoconceito e as práticas parentais. Desta forma, procedemos à comparação dos resultados de 21 crianças diagnosticadas com dislexia e 21 crianças sem qualquer perturbação do neurodesenvolvimento, com idades entre os 8 e os 13 anos. O protocolo de avaliação inclui o KIDSCREEN-52 Versão Criança e Adolescente e Versão Pais, a Escala de Autoconceito de Piers-Harris 2, o Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) Crianças 6-12 e Pais e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por) Versão Pais. Os resultados apontam para uma qualidade de vida significativamente mais baixa nas crianças com dislexia, bem como um autoconceito, especialmente ao nível académico, significativamente inferior. Para além disso, os pais das crianças com dislexia relatam um maior número de dificuldades no reportório comportamental dos seus filhos.
The research regarding developmental dyslexia focus, mostly, on neuropsychological factors and neglect emotional factors and how this affects their quality of life. Trying to fill this gap, this comparative study analyzes dyslexia’s impact in variables such as quality of life, self-concept and parental practices. Thus, we compared the results of 21 children diagnosed with dyslexia and 21 children without any neurodevelopmental disorder, with ages between 8 and 13. The evaluation protocol included the KIDSCREEN-52 for Children and Young People and their Parents, the Piers-Harris Children’s Self.Concept Scale, the Egna Minnen Bertraffande Uppfostran (EMBU) Children 6-12 and Parents and the Stregths and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por) for Parents. The results point to a significantly lower quality of life in dyslexic children, as well as a self-concept, particularly on academic achievement, significantly lower. Furthermore, parents of children with dyslexia report more difficulties on their children’s behavioral repertoire.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32414
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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