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https://hdl.handle.net/10316/32385
Title: | Fatores críticos de sucesso nas instituições de ensino superior privadas no Distrito Federal - Brasil | Authors: | Linhares, Tatiana Ana de Souza | Orientador: | Ribeiro, João Manuel de Oliveira Seixas, Ana Maria Magalhães Teixeira de |
Keywords: | Competitividade; Fatores Críticos de Sucesso; Ensino superior; Setor Privado; Brasil | Issue Date: | 2015 | Serial title, monograph or event: | Fatores críticos de sucesso nas instituições de ensino superior privadas no Distrito Federal - Brasil | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A presente dissertação, abordando o tema da competitividade, analisa os Fatores Críticos de Sucesso
(FCS) relacionados com a educação superior privada no Brasil , segundo a perceção dos estudantes.
Os FCS são áreas ou atividades relevantes que poderão garantir um desempenho competitivo para a
organização no seu setor de atuação. Neste contexto, o objetivo principal desta dissertação é analisar
a perceção dos estudantes de graduação relativamente ao nível de importância dos diferentes FCS
relacionados com Instituições de Ensino Superior (IES) privadas no Distrito Federal, no Brasil. A
pesquisa compreendeu duas etapas. A primeira teve uma de finalidade exploratória e foi baseada em
análise documental e bibliográfica, permitindo elaborar uma breve caracterização da educação
superior e identificar os principais FCS considerados na literatura. A segunda etapa adotou uma
abordagem de natureza quantitativa, utilizando várias técnicas e análises com a finalidade de
identificar a perceção dos estudantes quanto aos diferentes FCS. Foi realizado um inquérito junto a
uma amostra de estudantes em IES privadas no DF, com uso de questionários estruturados. Para a
análise dos dados, foram empregadas: i. estatística descritiva ii. análise de agrupamento (cluster
analysis) para agrupar os FCS segundo o nível de importância médio atribuído pelos próprios
estudantes, iii. análise fatorial exploratória para definir os diferentes FCS, iv. análises inferenciais
para testar diferenças na perceção dos respondentes com base nas características sociodemográficas e
escolares. Quanto aos resultados, a partir da análise de agrupamento identificou-se que os estudantes
valorizam em elevado grau a qualidade do ensino e a expectativa de que o diploma obtido venha a
ter valor em suas carreiras. Os estudantes consideram também de maior importância que a IES seja
acessível, tanto no sentido de preços, quanto no que diz respeito à própria organização do curso em
termos de sua duração e horários. Por sua vez, os resultados da análise fatorial exploratória
permitiram reduzir o conjunto original de indicadores a seis fatores latentes (ou dimensões) que
explicam adequadamente a variação: a) Infraestrutura; b) Imagem; c) Ensino; d) Curso; e) Preço e f)
localização. Quanto às análises inferenciais, foram encontradas algumas diferenças significativas
entre as perceções dos estudantes e algumas variáveis sociodemográficas e escolares. Em conclusão,
este estudo pode contribuir para uma melhor compreensão do problema da competitividade sob a
perspectiva das IES. Para, além disso, a utilização de fatores latentes (ou dimensões) pode permitir
uma análise mais significativa e parcimoniosa aos gestores das IES. A partir dos resultados
apresentados e considerando as limitações do trabalho, algumas sugestões para pesquisas futuras
foram apresentadas. Within the theme of competitiveness, this present dissertation examines the Critical Success Factors (CSF) related to the private higher education sector in Brazil, according to the student´s perceptions. The critical success factors are those relevant areas or activities in which satisfactory results may ensure competitive performance for organizations in a given business environment. In this context, the main objective of this dissertation is to analyze the perception of the undergraduate students as regards the degree of importance of the different CSFs related to the private higher education institutions in the Federal District, in Brazil. The research comprised two main phases. The first phase had explanatory purpose, based on documental and bibliographical analysis. Its results provided information on the sector characterization and the main CSF that have been considered in the research literature. In the second phase, we aimed at examining the students´ perception as regards the CSF with the use of multivariate techniques and inferential analysis. In this second phase, data collection was based on the traditional survey method, with structured paper questionnaire. Data analysis comprised i. descriptive statistic for data inspection; ii. cluster analysis for grouping the different CSF according to the average degree of importance as indicated by the respondents; iii. exploratory factor analysis for examining the subjacent factor structure provided by the several CSF; iv. inferential analysis to test for differences between groups of students based on socio-demographic and scholar characteristics. Concerning the results, the cluster analysis suggested that aspects related to the affordability and accessibility to the course (including course duration and schedules) are highly regarded by the students, besides teaching quality and the expectation that the certificate obtained actually help them in their careers. The exploratory factor analysis permitted to reduce the several CSF to a meaningful set of six dimensions (or latent factors) based on the respondent perceptions and that properly explained the most part of the variance presented in the original dataset: a) Infrastructure; b) Image; c) Teaching; d) Course; e) Prices and f) location. As regards the inferential analysis, some significant differences were found. In conclusion, this research effort might provide contribution on understanding competitiveness by the perspective of the higher education institutions, particularly as regards the case of Distrito Federal. Furthermore, using latent factors (or dimensions) instead of a huge set of individual items might provide a meaningful and more parsimonious analysis for the higher education managers. From the aforementioned results and in view of the study limitations, some considerations on future researches are presented. |
Description: | Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional (Organizações Educativas e Gestão Escolar), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/32385 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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