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https://hdl.handle.net/10316/32235
Título: | A localização na forma de Centro Cívico-Educativo:o caso da margem sul da cidade de Coimbra | Autor: | Geraldes, Maria Carolina | Orientador: | Ferreira, António Gomes | Palavras-chave: | Relação escola-comunidade; Agrupamento de escolas; Descentralização; Território Educativo; Cidade Educadora; Centro Cívico-Educativo; Desenvolvimento Sustentável | Data: | 2015 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | A localização na forma de Centro Cívico-Educativo:o caso da margem sul da cidade de Coimbra | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A conceção da educação em Portugal, apostando em modelos de
descentralização e de desconcentração da ação educativa, ganha maior protagonismo
numa realidade onde o local e o global se casam e obrigam a pensá-la para além da
escola. Desta forma a construção da educação reveste-se de uma responsabilidade social
que procura envolver, direta ou indiretamente, todos os cidadãos.
Neste paradigma da educação que se complexificou – tanto no entendimento
como na implementação – emerge a relação privilegiada dos municípios com os demais
agentes educativos. De facto, a intervenção municipal propiciadora de uma ação
educativa que contribua para a minimização das desigualdades sociais e maximização
das igualdades de oportunidades, será promotora, por si só, do desenvolvimento do
próprio território e de uma comunidade capaz de exercer a sua cidadania de um modo
mais responsável.
É neste contexto de compreensão do papel dos municípios na educação e tendo
ainda como enquadramento o conceito de cidade educadora que se pretende com esta
dissertação pensar na organização educativa da margem sul da cidade de Coimbra como
um centro cívico-educativo, promotor de uma cidadania plena da população. Para
realizar esta investigação elegeu-se o método qualitativo recorrendo a um “estudo de
caso”, utilizando a análise documental e as entrevistas semiestruturadas. Procedeu-se à
análise do construto definindo como dimensões a perceção geral que os agentes locais
possuem da educação, as suas perspetivas futuras da educação no município e a forma
como perspetivam Coimbra enquanto cidade educadora e, mais concretamente, da
margem esquerda se constituir como centro cívico-educativo.
As conclusões do trabalho apontam para uma possível reorganização educativa
do território em centro cívico-educativo considerando-se uma oferta educativa plena –
agregadora da sua vertente formal, informal e não formal – que visa esbater as
assimetrias sociais. Pondera-se uma dinâmica que contemple uma articulação profícua
entre as entidades e instituições que se preocupam diretamente com educação mas
também com outros que, ainda de um modo mais difuso, podem por esta via participar
na sustentabilidade do município. Para assegurar o contributo de todos – gerindo recursos e serviços – e simultaneamente garantir que o centro cívico-educativo não se
constitua como uma ilha educadora, torna-se necessário garantir a sua coordenação por
elementos que, no seu conjunto, ofereçam uma visão das múltiplas facetas da educação
de onde se percebe que a autarquia, as escolas e os movimentos associativos, são só uns
dos muitos intervenientes preponderantes neste processo. design of education in Portugal, focusing on models of decentralization and diffusion of educational action, is having greater recognition in a reality where the local and the global are matching and compelling to think of it beyond the school perspective. This way the construction of education is of social responsibility seeking to engage all citizens, directly or indirectly. In this paradigm of education that has become further complex - both in understanding and implementation - the privileged relationship emerges between local authorities and other educative agents. In fact, the municipal intervention supportive of an educational activity that contributes to the minimization of social inequalities and to the maximization of equal opportunities will itself promote the development of its own territory and of a community capable of exercising its citizenship in a more responsible way. It is in this context of understanding the role of local authorities in education and also taking as framework the concept of the educational city that this thesis intends to think of the pedagogical organization of the south border of the city of Coimbra as a civic-educational center, promoter of full citizenship of the population. To accomplish this investigation the qualitative method has been selected, appealing to a ‘case study’, using document analysis and semi-structured interviews. The analysis of the construct has been carried out, defining as dimensions the general perception local interveners have of education, their future prospects of education in the county and how they forecast Coimbra whilst educational city and more specifically, the left bank to be constituted as civic-educational center. The conclusions of the study show a possible reorganization of the territory in civic and educational center considering a full educational supply - combining its formal, informal and non-formal aspects - aiming to alleviate the social asymmetries. To be considered is a dynamics that will include a fruitful linkage between the entities and the institutions that care directly for education but also with others that even in a more diffuse way, can by such means take part in the municipal sustainability. To ensure the contribute of all - managing resources and services - whilst ensuring that the civic educational center is not to be constituted as an educational island, it becomes necessary to ensure its coordination by elements, which together provide an insight into the multiple aspects of education where it is perceived that the local authority, schools and associative movements are only some of the many prevailing performers in this process. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional (Organizações Educativas e Gestão Escolar) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/32235 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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Dissertação - Carolina Geraldes.pdf | 82.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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