Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32004
Título: A indústria fonográfica e o mercado da música gravada – histórias de um longo desentendimento
Autor: Abreu, Paula 
Palavras-chave: Indústria fonográfica; História; Incerteza; Coordenação; Ordens de grandeza
Data: Jun-2009
Editora: Centro de Estudos Sociais
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Crítica de Ciências Sociais
Volume: 85
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Com base numa pesquisa sobre a indústria fonográfica portuguesa, o artigo aborda a situação de crise que esta indústria actualmente atravessa com o objectivo de mostrar como a história do campo fonográfico foi, desde o início, marcada por dúvidas e incertezas várias, decorrentes de disputas sobre múltiplos objectos, e de como essas dúvidas sempre conduziram à reinvenção das convenções que têm plasmado a actividade deste campo organizacional e mercantil. A partir de uma perspectiva analítica que mobiliza contributos das correntes teóricas da sociologia económica de inspiração institucionalista (Powell e DiMaggio, 1991; Fligstein, 1996 e 2001) e da economia das convenções (Boltanski e Thévenot, 1991 e 1999; Thévenot, 2002), propõe-se uma discussão acerca dos dilemas vividos por esta indústria, explorando a hipótese de os mesmos decorrerem da diversidade de ordens de grandeza mobilizadas na coordenação das actividades do campo fonográfico.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32004
ISSN: 0254-1106
DOI: 10.4000/rccs.356
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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