Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32004
Title: A indústria fonográfica e o mercado da música gravada – histórias de um longo desentendimento
Authors: Abreu, Paula 
Keywords: Indústria fonográfica; História; Incerteza; Coordenação; Ordens de grandeza
Issue Date: Jun-2009
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Serial title, monograph or event: Revista Crítica de Ciências Sociais
Volume: 85
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com base numa pesquisa sobre a indústria fonográfica portuguesa, o artigo aborda a situação de crise que esta indústria actualmente atravessa com o objectivo de mostrar como a história do campo fonográfico foi, desde o início, marcada por dúvidas e incertezas várias, decorrentes de disputas sobre múltiplos objectos, e de como essas dúvidas sempre conduziram à reinvenção das convenções que têm plasmado a actividade deste campo organizacional e mercantil. A partir de uma perspectiva analítica que mobiliza contributos das correntes teóricas da sociologia económica de inspiração institucionalista (Powell e DiMaggio, 1991; Fligstein, 1996 e 2001) e da economia das convenções (Boltanski e Thévenot, 1991 e 1999; Thévenot, 2002), propõe-se uma discussão acerca dos dilemas vividos por esta indústria, explorando a hipótese de os mesmos decorrerem da diversidade de ordens de grandeza mobilizadas na coordenação das actividades do campo fonográfico.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32004
ISSN: 0254-1106
DOI: 10.4000/rccs.356
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Show full item record

Page view(s)

208
checked on Dec 4, 2019

Download(s)

148
checked on Dec 4, 2019

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Dimensions


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.