Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/31899
Title: | O papel da satisfação e frustação das necessidades psicológicas básicas no bem-estar e no mal-estar em estudantes do ensino secundário | Authors: | Duarte, Sérgio Joel Malícia | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | Keywords: | Necessidades básicas psicológicas; Bem-estar; Psicopatologia; Personalidade | Issue Date: | 2015 | Serial title, monograph or event: | O papel da satisfação e frustação das necessidades psicológicas básicas no bem-estar e no mal-estar em estudantes do ensino secundário | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | No presente estudo compara-se o efeito da satisfação das necessidades em variáveis do
bem-estar, personalidade e psicopatologia com o efeito da frustração nas mesmas variáveis. Foi
usada uma amostra de alunos do ensino secundário (N=113), do 10º ao 12º ano de escolaridade,
que responderam a uma bateria de instrumentos. Através das análises de regressões múltiplas
concluiu-se que a satisfação das necessidades constitui um melhor preditor do que a frustração,
nas variáveis associadas ao bem-estar como a satisfação com a vida, a vitalidade subjectiva e as
variáveis da personalidade consideradas ideais como a Extroversão, Conscienciosidade e
Abertura à experiência. Contudo, tanto a frustração como a satisfação foram preditores da
Agradabilidade, uma variável supostamente associada ao bem-estar e teoricamente mais
próxima da satisfação das necessidades. Concluiu-se ainda que a frustração das necessidades foi
um melhor preditor do que a satisfação das necessidades, da psicopatologia e do Neuroticismo,
variáveis associadas ao mal-estar. Estes resultados vêm reafirmar o papel essencial das
necessidades psicológicas básicas, competência, relacionamento e autonomia no
desenvolvimento psicológico saudável do indivíduo. In the present study it is compared the effect of need satisfaction in variables of well-being, personality and psychopathology with the effect of need frustration on the same variables. A sample of secondary school students (N=113) were used from 10th to 12th grade, who responded to a battery of scales. Trough multiple regression analysis it has been concluded that need satisfaction is a better predictor than frustration on variables associated with well-being, like satisfaction with life, subjective vitality and personality variables considered to be ideal as Extroversion, Consciousness and Openness. Yet both need satisfaction and need frustration have predicted Agreeableness, a variable supposed to be a reflection of well-being and theoretically more closely associated with need satisfaction. It has also been concluded that need frustration was a better predictor than need satisfaction on psychopathology and Neuroticism, variables that are associated with ill-being. These results come to reaffirm the essential role of basic psychological needs, competence, relatedness and autonomy in the healthy development of the individual. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31899 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE MIP - Sérgio Duarte.pdf | 636.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,127
checked on Apr 23, 2024
Download(s) 50
592
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.