Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31858
Title: A governação em rede em sistemas sociais complexos : um estudo de caso sobre o trabalho social com pessoas sem-abrigo
Authors: Barancelli, Valéria 
Orientador: Ferreira, Sílvia
Keywords: Complexidade; Governação em rede; Sistemas sociais; Trabalho social; Problemas sociais complexos; Inclusão e exclusão
Issue Date: 26-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Barancelli, Valéria - A governação em rede em sistemas sociais complexos : um estudo de caso sobre o trabalho social com pessoas sem-abrigo, Coimbra, 2016.
Abstract: A crescente complexidade da sociedade contemporânea fez emergir problemas sociais igualmente complexos e, com eles, a necessidade de respostas capazes de abarcar tamanha complexidade. Observamos, com isso, uma onda de mudanças na construção de políticas públicas que passaram a introduzir lógicas de integração. Neste contexto, a governação em rede toma um espaço proeminente no contexto Europeu como alternativa às práticas tradicionais de governação em que a hierarquia e a linearidade provaram ser incapazes de oferecer respostas satisfatórias. Estado e Terceiro Setor passam a trabalhar em parceria na produção e na governação do bem-estar social. Em Portugal, são expoentes dessa forma de governação, programas como a Rede Social, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a Agenda 21 Local. O Projeto de Intervenção Junto aos Sem-abrigo do Concelho de Coimbra (PISACC) emerge neste cenário como uma rede de governação que se constrói de baixo para cima, em torno do trabalho social com a população sem-abrigo. Ao considerar esta realidade, buscamos compreender como PISACC opera como potenciador nos processos de inclusão das pessoas sem-abrigo nos sistemas sociais através do estudo de como se articulam as decisões nos sistemas aos quais está acoplado. Sob o olhar da Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann e das teorias de governação em rede, considerando o interesse por aspectos interacionais nos sistemas sociais, privilegiamos o estudo de caso etnográfico, recorrendo a fontes diversificadas de informação, como observação participante, não-participante, shadowing, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A partir da análise dos dados, foi possível confirmar que o PISACC potencializa a inclusão das pessoas sem-abrigo nos sistemas sociais, processo que ocorre pela complexidade que lhe é inerente, pois congrega elementos e relações que as organizações atuando isoladamente não possuem, o que configura uma vantagem, traduzida em maior variedade requerida para atuar sobre a complexidade do fenômeno das pessoas sem-abrigo. No entanto, a rede não é capaz de superar as dinâmicas inerentes às relações entre as Organizações do Terceiro Setor (OTS), o sistema de cuidado e o sistema econômico, que criam relações de interdependência entre as OTS financiadas pelo Estado e as pessoas sem-abrigo, promovendo a manutenção dos processos de exclusão social.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31858
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

781
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

900
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.