Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31853
Título: Empreendedorismo : os setores emergentes na criação do próprio emprego
Autor: Coelho, Cláudio Miguel Almeida 
Orientador: Ambrósio, José
Godinho, Pedro Manuel Cortesão
Palavras-chave: Empreendedorismo; PAECPE; Setores de atividade emergentes; Classificação das Atividades Económicas (CAE)
Data: 22-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Coelho, Cláudio Miguel Almeida - Empreendedorismo : os setores emergentes na criação do próprio emprego, Coimbra, 2016.
Resumo: No âmbito do Mestrado em Gestão foi-me concedida a possibilidade de realizar o meu estágio curricular no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, IP), Delegação Regional do Centro, em Coimbra, com data de início no dia 1 de fevereiro e data de termino a 6 de junho de 2016. O estágio realizado teve como atividade principal a análise e a elaboração de pareceres de candidaturas e projetos de negócio para a criação do próprio emprego, no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego (PAECPE). Os objetivos deste relatório passam pela identificação de um certo conjunto de caraterísticas dos promotores, das empresas a constituir, das localizações geográficas e dos setores mais emergentes. Além destas, complementei este estudo com o cruzamento de algumas variáveis adicionais. De modo a ser possível alcançar estes objetivos, utilizei para este estudo dados estatístico de todos os processos recebidos e analisados pelo IEFP, IP, Delegação Regional do Centro, cuja data de candidatura para a criação do próprio emprego tenha ocorrido entre o dia 1 de janeiro de 2015 e 30 de abril de 2016 (período temporal de 16 meses). Neste período de tempo, foi definido uma amostra com 725 processos que serviram de base para esta investigação. A escolha do tema deste relatório – Empreendedorismo: Análise dos Setores Emergentes na Criação do Próprio Emprego – teve como origem a curiosidade e a necessidade na identificação de quais são as caraterísticas mais frequentes dos promotores e respetivos negócios, bem como na identificação de quais são os setores com maior propensão ao empreendedorismo (emergentes). A partir destes dados, pretendo retirar algumas conclusões acerca dos setores que são alvo de maior empreendimento, bem como o conjunto de caraterísticas dos promotores a si inerentes e a localização dos seus projetos de empreendedorismo. Relativamente à idade por exemplo, os resultados mostram que quase a totalidade dos promotores concorre ao Programa de Criação do Próprio Emprego depois de adquirir largos anos de experiência de trabalho, existindo por isso uma percentagem diminuta de promotores com menos de 24 anos.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Ambrósio e Pedro Godinho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31853
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio.pdf1.75 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

872
Visto em 24/set/2024

Downloads 20

886
Visto em 24/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.