Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31852
Título: Estratégia como prática : na senda da vantagem competitiva
Autor: Gonçalves, Inês Nunes 
Orientador: Carvalho, Fernando M. P. O.
Brandão, Mário
Palavras-chave: Estratégia como prática; Vantagem competitiva sustentável; Desempenho; Praticantes de estratégia; Pequenas e Médias Empresas (PME)
Data: 20-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Gonçalves, Inês Nunes - Estratégia como prática : na senda da vantagem competitiva, Coimbra, 2016.
Resumo: O presente relatório é relativo ao meu estágio curricular integrado no plano de estudos do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). O estágio, que se enquadrou na área de Gestão Estratégica, decorreu de 1 de setembro de 2015 a 4 de janeiro de 2016 na Stratbond Consulting, Lda.. A Estratégia como Prática (doravante ECP) é uma corrente de investigação em estratégia organizacional, relativamente recente e em franca expansão, que estuda as organizações, designadamente, a um nível micro organizacional. Estudam-se a prática e a praxis nas quais os praticantes de estratégia são os atores principais. Este campo teórico contribui para a literatura em estratégia por estudar as organizações numa nova perspetiva, por complementar alguns produtos teóricos e práticos da estratégia tradicional, por permitir identificar vantagens competitivas sustentáveis a um nível interno e por concorrer para alavancar o desempenho da organização como um todo por via do estudo das microações diárias exclusivas de uma organização. Os objetivos gerais do trabalho são apresentar a estrutura conceptual da ECP, apresentar a entidade de acolhimento e dar conta da minha experiência enquanto estagiária da Stratbond Consulting, Lda.. E, ainda, analisar o contributo que a ECP pode dar para o quotidiano das organizações e aplicar a ECP a casos reais. É do conhecimento geral que a maior parte das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas não recorrem à estratégia de forma sistemática e formal. Os conhecimentos de Estratégia das PME neste relatório em análise são parcos sendo que algumas desconhecem mesmo as suas vantagens competitivas. Fica a expectativa de que este relatório de estágio possa contribuir para incentivar as PME portuguesas a recorrer à ECP para alcançarem melhores desempenhos.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando M. P. Oliveira Carvalho e Mário Brandão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31852
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

494
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

844
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.