Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31852
Title: Estratégia como prática : na senda da vantagem competitiva
Authors: Gonçalves, Inês Nunes 
Orientador: Carvalho, Fernando M. P. O.
Brandão, Mário
Keywords: Estratégia como prática; Vantagem competitiva sustentável; Desempenho; Praticantes de estratégia; Pequenas e Médias Empresas (PME)
Issue Date: 20-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Gonçalves, Inês Nunes - Estratégia como prática : na senda da vantagem competitiva, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente relatório é relativo ao meu estágio curricular integrado no plano de estudos do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). O estágio, que se enquadrou na área de Gestão Estratégica, decorreu de 1 de setembro de 2015 a 4 de janeiro de 2016 na Stratbond Consulting, Lda.. A Estratégia como Prática (doravante ECP) é uma corrente de investigação em estratégia organizacional, relativamente recente e em franca expansão, que estuda as organizações, designadamente, a um nível micro organizacional. Estudam-se a prática e a praxis nas quais os praticantes de estratégia são os atores principais. Este campo teórico contribui para a literatura em estratégia por estudar as organizações numa nova perspetiva, por complementar alguns produtos teóricos e práticos da estratégia tradicional, por permitir identificar vantagens competitivas sustentáveis a um nível interno e por concorrer para alavancar o desempenho da organização como um todo por via do estudo das microações diárias exclusivas de uma organização. Os objetivos gerais do trabalho são apresentar a estrutura conceptual da ECP, apresentar a entidade de acolhimento e dar conta da minha experiência enquanto estagiária da Stratbond Consulting, Lda.. E, ainda, analisar o contributo que a ECP pode dar para o quotidiano das organizações e aplicar a ECP a casos reais. É do conhecimento geral que a maior parte das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas não recorrem à estratégia de forma sistemática e formal. Os conhecimentos de Estratégia das PME neste relatório em análise são parcos sendo que algumas desconhecem mesmo as suas vantagens competitivas. Fica a expectativa de que este relatório de estágio possa contribuir para incentivar as PME portuguesas a recorrer à ECP para alcançarem melhores desempenhos.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando M. P. Oliveira Carvalho e Mário Brandão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31852
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

487
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

836
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.