Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31845
Title: Viver a conta-gotas : um estudo sobre a qualidade de vida dos idosos que habitam na zona histórica da cidade de Coimbra
Authors: Simão, Margarida Maria Neves de Jesus 
Orientador: Peixoto, Paulo
Keywords: Sociologia da família; Sociologia urbana; Envelhecimento da população -- Coimbra; Qualidade de vida -- Coimbra; Política social -- Coimbra; Velhice -- Coimbra
Issue Date: 15-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Simão, Margarida Maria Neves de Jesus - Viver a conta-gotas : um estudo sobre a qualidade de vida dos idosos que habitam na zona histórica da cidade de Coimbra, Coimbra, 2016.
Abstract: Esta dissertação analisa a qualidade de vida dos idosos residentes na Alta e na Baixa de Coimbra no que respeita às condições de habitabilidade e à utilização de edifícios públicos, à (in)segurança, à vida familiar e às relações de vizinhança e laços de solidariedade, à mobilidade e à relação que mantêm com os espaços exteriores à habitação, aos transportes e às iniciativas de Organizações Públicas ou IPSS que desenvolvem respostas nos Centros de Dia, Centros de Convívio, Lares ou Serviço de Apoio Domiciliário. Procura compreender as motivações que os levam a frequentar (ou não) estes locais. Neste estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semidiretivas, privilegiando-se uma abordagem micro. Pretendeu dar-se voz às histórias de vida dos idosos e construir a análise a partir das suas narrativas. O trabalho realizado revela impactes profundos na vida dos idosos e na sua qualidade de vida, essencialmente no que respeita à diferença verificadas entre as zonas da Baixa e da Alta e à substituição dos laços de solidariedade.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Peixoto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31845
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Viver a conta-gotas.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.