Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31843
Título: O conteúdo importado da procura global em Portugal e o crescimento do PIB
Autor: Gomes, Fábio Rafael Rodigues 
Orientador: Bação, Pedro Miguel Avelino
Palavras-chave: Importações; Procura global; Conteúdo importado; Input-Output; Multiplicador Keynesiano
Data: 15-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Gomes, Fábio Rafael Rodigues - Título O conteúdo importado da procura global em Portugal e o crescimento do PIB, Coimbra, 2016.
Resumo: O papel das importações no cálculo das contribuições para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) é muitas vezes mal interpretado, pois a sua contribuição negativa é apenas atribuída às exportações, deixando-se de parte o conteúdo importado das outras componentes da procura (consumo privado, consumo público e investimento). Tendo como base um artigo do Banco de Portugal (Cardoso et al, 2013) sobre o conteúdo importado da procura global em Portugal, o presente trabalho tenta perceber qual a relação que as importações têm com a procura global e, por consequência, com a variação do PIB. Para tal, serão calculados os níveis de conteúdo importado das diferentes componentes da procura através dos dados fornecidos pelas matrizes Input-Output do INE (Instituto Nacional de Estatística). Numa segunda parte será construído um modelo econométrico de uma função de importações para Portugal, onde os principais determinantes da evolução das importações serão a procura global e o preço relativo das importações, utilizando-se para o efeito um modelo do tipo VECM (Vector Error Correction Model). Na última parte, o multiplicador keynesiano é estimado, incluindo na sua fórmula o peso dos conteúdos importados, para assim, perceber a importância destes para o crescimento do PIB. Concluímos que o conteúdo importado em Portugal, quando comparado ao de outros países europeus, apresenta níveis superiores. Este fator torna os multiplicadores das diferentes componentes substancialmente mais baixos o que, consequentemente provoca níveis mais baixos de crescimento do PIB, para um igual estimulo exógeno.
Descrição: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Bação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31843
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
trabalho de projeto_Fábio Gomes.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir
curriculodegois.pdf70.08 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.