Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/31843
Title: O conteúdo importado da procura global em Portugal e o crescimento do PIB
Authors: Gomes, Fábio Rafael Rodigues 
Orientador: Bação, Pedro Miguel Avelino
Keywords: Importações; Procura global; Conteúdo importado; Input-Output; Multiplicador Keynesiano
Issue Date: 15-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Gomes, Fábio Rafael Rodigues - Título O conteúdo importado da procura global em Portugal e o crescimento do PIB, Coimbra, 2016.
Abstract: O papel das importações no cálculo das contribuições para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) é muitas vezes mal interpretado, pois a sua contribuição negativa é apenas atribuída às exportações, deixando-se de parte o conteúdo importado das outras componentes da procura (consumo privado, consumo público e investimento). Tendo como base um artigo do Banco de Portugal (Cardoso et al, 2013) sobre o conteúdo importado da procura global em Portugal, o presente trabalho tenta perceber qual a relação que as importações têm com a procura global e, por consequência, com a variação do PIB. Para tal, serão calculados os níveis de conteúdo importado das diferentes componentes da procura através dos dados fornecidos pelas matrizes Input-Output do INE (Instituto Nacional de Estatística). Numa segunda parte será construído um modelo econométrico de uma função de importações para Portugal, onde os principais determinantes da evolução das importações serão a procura global e o preço relativo das importações, utilizando-se para o efeito um modelo do tipo VECM (Vector Error Correction Model). Na última parte, o multiplicador keynesiano é estimado, incluindo na sua fórmula o peso dos conteúdos importados, para assim, perceber a importância destes para o crescimento do PIB. Concluímos que o conteúdo importado em Portugal, quando comparado ao de outros países europeus, apresenta níveis superiores. Este fator torna os multiplicadores das diferentes componentes substancialmente mais baixos o que, consequentemente provoca níveis mais baixos de crescimento do PIB, para um igual estimulo exógeno.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Bação.
URI: http://hdl.handle.net/10316/31843
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
trabalho de projeto_Fábio Gomes.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open
curriculodegois.pdf70.08 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

556
checked on Nov 13, 2019

Download(s) 50

218
checked on Nov 13, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.